sábado, 18 de junho de 2011

Catador de Latinhas

Depois de quase virar um HOMELESS por um dia, eis que nesta segunda-feira resolvi vivenciar outro "estereótipo/personagem" muito encontrado aqui pelas ruas (e ônibus) de LA: o catador de latinha! Calma, calma... não se assustem... meus planos de imigração NÃO chegaram a uma situação tão extrema de viver ilegalmente. Foi apenas um pretexto para escrever um poucou sobre a reciclagem de lixo aqui nos E.U.A.



Desde as primeiras compras eu aprendi que é adicionado o valor do recipiente (ou "vasilhame", se preferir) ao saldo a ser pago... 5 ou 10 cents, geralmente. E como há um "Recycling Center" bem ao lado da escola... agora que eu tenho alguns dias livres, decidi ver como funciona. É muito mais legal do que eu imaginava! Você simplesmente vai inserindo os recipientes, um por um, que você tiver, numa esteirinha... e ela vai "engolindo" o objeto ao passo que soma seu valor (existe um "sensor" ou coisa q o valha). No meu caso, depois de ter juntado numa caixa de sapato toooooooodas as laitnhas consumidas aqui em casa... 27 de 5 cents (quase todas elas de ENERGY DRINKS... rs... é VERDADE!), 2 de 10 cents... US$ 1.55 . Interessante, não? Ao final... a própria máquina "engolidora de latas" imprime um "voucher" pelo qual o caixa do Albertson´s (supermercado) paga o valor discriminado.


Muito bom! Valeu a experiência... mas isso não significa que eu tenha ficado satisfeito com a postura geral dos EUA em relação ao meio-ambiente. Apesar desta eficiente forma de reciclagem de latas/garrafas de vidro/alumínio/plástico que muito me surpreendeu... a mesma não se estende a papéis/papelão e plástico em geral... talvez por ser um pouco mais "complexo", sei lá... o fato é que no fim das contas o estadosunidense "só considera reciclável" esse tipo de recipientes. Ou seja... só recicla o que gera facilmente algum $$$. É... o consumismo por aqui molda até o tipo de reciclagem.


escrito na segunda à noite, postado no sábado cediiiiiiiinho

Nenhum comentário: