sábado, 18 de junho de 2011

Pasadena

June 15th. Quarta-feira de CINZAS. Depois de 2 dias (quase seguidos) de Disney... meu corpo precisava de um pouco de descanso... que se limitou a apenas algumas horinhas de sono a mais em relação à noite anterior. Ir e voltar da Disney com transporte público morando em Torrance NAUM É MOLE. Bus 460 11:25pm (35 minutos antes do fechamento do parque), metrô Norwalk (uma ponta da linha) até Redondo Beach (outra ponta da linha) lá pela meia noite e pouco... devo ter ido dormir depois das 2 da manhã, sei lá.

Portanto, depois de acordar não tão cedo nem tão tarde... eis que fui pra Pasadena. Isso mesmo... o extremo noroeste de LA. Tempo total? Sem brincadeira... umas TRÊS horas!!! Maluco, mesmo... afinal... tem que ir atééé Hollywood e, de lá (Fairfax Ave) pegar o 780 até "Pasadena City College". Demorou... mas DEU CERTO! Desci do ônibus logo depois de atravessar a Ponto Colorado, um dos pontos turísticos. De lá pedalei pela Orange Grove Blvd até ver a tal da Tournament House mas confesso que, ao menos por fora, tantas outras casas vizinhas me chamaram mais a atenção... casas luxuosas de uma zona que parece ser mesmo residencial e bastante restrita! Muito bonita e arborizada.





Um dos motivos que me fizeram ir até Pasadena era poder visitar o Rose Bowl... aquele mesmo estádio em que o Brasil se sagrou tetra-campeão mundial contra a Itália. Pedalei pela mesma Orange Grove no sentido contrário... também passando por casas maravilhosas, com destaque para a Gamble House (o Gamble é da "Procter and Gamble", mesmo), projetada pelos arquitetos Greene e considerada um grande marco no estilo Arts & Crafts. No final, infelizmente o estádio estava fechado para obras... mas ainda assim me contentei... pude ver por fora o segundo grande estádio histórico para nós (em janeiro passei pelo Estádio Asteca, palco do tri de 70), e pela fresta dos portões (hehe) um pedaço do gramado... rs... poderia ser melhor? Sim... mas já tá de bom tamanho.



Pra descer todo santo ajuda, mas pra subir... anyway... próxima parada: Norton Simon Museum. Uma grande surpresa para mim. Confesso que (não sei por quê) achei que seria um pouco mais simples do que observei. Com dois pavimentos, o Térreo é onde ficam mesmo as pinturas (em sua maioria) européias, do século 14 ao 20. Raphael, Botticelli, Degas, Picasso, Braque, Monet, Cèzanne, de Goya, Matisse, Kandinsky, van Gogh são alguns dos pintores ilustres ali expostos. Na parte de fora, assim como no LACMA, há um jardim com esculturas de Rodin. No andar de baixo ainda há exposições de arte oriental mas não deu tempo de ver... o museu fechar religiosamente às 6pm. O ingresso para estudantes é gratuito.







Do museu segui pela Colorado Blvd, que se torna um corredor de lojas de grife e cafés mais ou menos entre a Pasadena Ave e a Los Robles Ave. Ainda visitei o City Hall e as estátuas do Robinson Memorial antes de pedalar (muito) rumo à Huntigton Library que, para minha frustração, fecha às 4:30pm (????), assim como seus jardins e galeria de arte. É... vai ser difícil eu voltar pra Pasadena (é loooooooonge...) mas, se isso acontecer, será prioridade visitar esta biblioteca. Pelo caminho ainda vi prédios curiosos, com especial destaque para o tal do "Cahill Center".


(file not found)
(file not found)

Mais belos minutos de pedalada e cheguei finalmente à estação Mission da Linha Amarela. Não é que os trens estão novos e super conservados, ao contrário das outras linhas por que costumo me transportar? Ruim mesmo foi ao chegar na Union Station... gastei mais de uma hora esperando um ônibus que não apareceu, e aí tive que apelar para a purple line até Wilshire e encara o bom e velho 210. Ao menos cheguei vivo em casa.

escrito e postado no sábado de manhã

Nenhum comentário: