terça-feira, 28 de junho de 2011

4 Days in San Francisco (3)

Terça-feira (21): A idéia do dia era conhecer a região do Presidio Park, visitar o Museu Walt Disney (que descobri vendo cartazes pelas ruas), visitar o Museu Legion of Honor e a Golden Gate. Nem tudo saiu como planejado.

Vamos lá... caminhei um pouco por Nob Hill para verificar alguns pontos de destaque do guia que haviam ficado de fora no primeiro dia. Nada de muito empolgante... Lafayette Park e Alt Plaza... até que cheguei às proximidades do Presidio Gate para adentrar o Presidio Park. Muitas vistas bonitas lá dentro, caminhei descida abaixo admirando o que, na verdade, é como se fosse um bairro... MUITO arborizado, mas com algumas poucas (e bem restritas) casas, um ou outro prédio “institucional”. Alguns (não tão longos) minutos depois eis que avistei, FINALMENTE, o Wal Disney Family Museum! Parece bem recente... construção nova e com vizinhas ainda em obras. Mas chegou a primeira decepção (e a segunda lição da viagem) do dia: “Closed Every Tuesday”. 


Pois é... e eu que já tava achando que era “coisa do destino” essa overdose de Disney World na última semana... bem, mas não deixa de ser, certo?? O pior é que eu tinha reservado um certo tempinho para esta visita... por isso, e também já não tão motivado, acrescentando o fato de o caminho da saída pelo Arguello Gate ser bastante íngrime (malditos mapas de guias sem curvas de nível... AH!!!)... fui caminhando leeeeeeeentamente até a Avenida Clemente... ESSA SIM merecedora do "apelido" de CHINA TOWN... em muitas lojas nem na vitrine há referência ao idioma Inglês... e os Bancos (of America e outros) tem dois letreiros... um em cada idioma! "Vendinhas" vietnamitas complementam a influência asiática.

Lá pelas tantas cheguei no Lincoln Park, que tem um grande campo de golf logo na entrada. Começa a ficar mais bonito, mesmo, no local onde fica o Museu. De lá avistamos tanto a baía quanto o Oceano Pacífico, de uma “beirada” de falésia (ou coisa do tipo... vivo confundindo essas nomenclaturas). Mas o bacana mesmo, e que valeu o dia, foi a coleção permanente do museu. Logo na entrada, ainda pelo lado de fora, em frente à fachada, um dos exemplares “O Pensador”, de Rodin. Aliás, o museu tem uma galeria SOMENTE para as suas esculturas. No piso térreo, as galerias começam com obras do século 14 até o início do século 20. Chamam a atenção quadros de El Greco ("São João Batista"), Edgar Degas e Claude Monet, ainda que o seu "Ninféias" estivesse ausente (por empréstimo, provavelmente)... mas ainda havia em exibição duas outras obras do autor. Faltando alguns minutos ainda pude visitar rapidamente o andar de baixo, com peças arqueológicas da Antiguidade e exposição de artefatos de porcelana. Pontualmente às 5:15pm o museu fecha. No caso da terça-feira, ainda haveria uma espécie de cocktail ou celebração de qqer outra coisa com buffet e tudo o mais! Os preparativos, pelo menos, estava bem pomposos... rs




 

A descida a pé é muito bonita. Passa por algumas trilhas com vistas diversas, e pelas casas bonitas ao longo da "El Camino del Mar". No entanto, no meu caso... não parava de soprar um nevoeiro que, em poucos minutos. COBRIU nossa amiga Golden Gate. Mais outra pequena frustração do dia, da viagem... hehe, assim como 13 anos atrás... a ponto quis SE ESCONDER de mim... mas como sou brasileiro e não desisto NUNCA, esperei o melhor momento em que ao menos uma boa parte dela se mostrava... e consegui fotografar!



O passeio da ponte até o Fisherman´s Wharf seria muito mais legal de ser feito de bicicleta do que a pé. Já no cair da tarde, pouca gente na prainha se banhando no mar... também, o vento que soprava (lembra do noveiro?) era bem frio... e a paisagem, hum... um pouco monótona. Ainda passei pelo Palace of Fine Arts, que é muito bonito, antes de cruzar o Fort Mason, que já não é tanto. Em seguida rolou um pistop salvador no In-N-Out, onde consegui um hamburger com o dobro dos ingredientes por pedir sem a carne, versão "vegetariana". E como não poderia deixar de faltar... Hard Rock Tour pra fechar a noite!



De lá pro hostel (com direito a bonde F com maquininha quebrada... wuhuuuuuu... passagem de graça) e eis que terminava minha última noite em San Francisco.

Escrito no ônibus e no final de semana, postado terça (uma semana depois) cedinho

Nenhum comentário: