sábado, 18 de junho de 2011

DISNEYLAND

ZIP A DEE DOO DAH! Depois de um dia de pausa... continuei minha tão esperada visita ao Disney Resort e, dessa vez... o parque mais legal de todos... o PIONEIRO... inaugurado em 17 de Julho de 1955... DISNEYLAND!!!


Não dá pra descrever a emoção ao passar pela catraca. Caminhar pela Main Street com o castelo da Bela Adormecida (oficialmente inspirado no "Neuschwanstein", Alemanha, que tive a honra de visitar com a minha maninha) ao fundo... é NOSTALGIA PURA.


"Here You Leave Today And Enter The World Of Yesterday, Tomorrow and Fantasy".

A atenção voltada para o DETALHE é talvez o mais impressionante no parque. Cada uma das "lojinhas" ou "cafés" em cada avenida... repleto de referências a personagens, estórias, cenários do Universo Disney. Embora as atrações sejam chamativas e muito bem elaboradas, o que mexe comigo são mesmo as pequenas portinhas guardando riqueza de conteúdo... o tal do "Main Street Cinema"... pela frente do qual tanta gente passa e não se interessa em entrar... tem 5 ou 6 telas de projeção exibindo o dia inteiro clássicos dos primeiros desenhos, ainda em branco e preto, "recém-sonorizados" lá pela década de 20/30. História pura! Ou ainda o prédio do "Great Momentos with Mr. Lincoln"... que, além da apresentação sobre o presidente, guarda ainda diversos documentos que testemunham a evolução do parque ao longo do tempo... croquis, plantas, projetos, maquetes... e diversos ingressos ORIGINAIS das mais variadas épocas possíveis desde a inauguração até hoje.



É tudo mesmo muito rico e inspirado num conteúdo que parece infinito. Conteúdo não só originalmente da Disney, como é o caso da mais renovada atração, "STAR TOURS"... obviamente inspirada em Star Wars. Foi logo a primeira que visitei... fila extensa, mas vale a pena. É uma atração que JÁ EXISTIA mas agora virou 3D e, suspeito (faz teeeempo que passei por ela da última vez... preciso consultar meu arquivo de filmagens turísticas amadoras, hehe), teve mudanças nos "trajetos". Brand new... reinaugurada em 03 de Junho! Preciso dizer que recomendo??


Ainda pela "Tomorrowland" aproveitei para checar o tal "Captain EO", curta metragem em 3D (ou 4D como muita gente chama, em função dos demais recursos "sensoriais") um tanto quanto "revolucionário" na época (1986) estrelado por ninguém menos... que... MICHAEL JACKSON! Inacreditável... muito legal poder assistir (e curtir as músicas... tem a tal da "We Are Here To Change The World"). O filme voltou a ser exibido nos parques como uma espécia de homensagem póstuma ao Michael Jackson... e a gente assiste, ainda q pela primeira vez, e sente uma saudade... uma sensação de nostalgia... aliás, "NOSTALGIA" é sem dúvida a palavra que sintetiza a experiência do dia para mim. Logo ao lado da sala de exibição... eis que fica... a SPACE MOUNTAIN. Isso mesmo... a montanha russa maluca, no ESCURO, criada na década de 70 e que CONTINUA completamente atual. Walt Disney era fera nisso... criar atrações, desenhos, personagens, filmes completamente atemporais, clássicos, definitivos, que se eternizam.



A atração que fui em seguida tem uma característica interessante... que é a possibilidade também de adaptar as mesmas atrações clássicas para desenhos e conteúdos mais contemporâneos sem mudar a essência, mas aperfeiçoando-as. É o caso por exemplo do "Submarine Voyage", atração clássica (lembro até hoje de quando entrei pela primeira vez, em 1991, Magic Kingdom, Orlando) que foi recriada para, agora, recontar a história do "Procurando Nemo". De lá experimentei e aprovei o uso do "FASTPASS"... que é GRATUITO nos parques Disney, na verdade um "sistema" em que você insere seu ticket (disponível somente para algumas atrações) e ele calcula os próximos horários mais livres, distribuindo-os. Utilizei com o Roger Rabbit´s e deu certo!


PAUSA PRA PARADA! O tema deste verão é "SOUNDSATIONAL". Tratei logo de arrumar uma posiçãozinha privilegiada na ponta da Main Street e fiquei curtindo os personagens e "carros alegóricos"... não tem jeito, eu não enjoo... em toda visita a um parque Disney eu não me canso de assistir às paradas. E uma coisa legal é o quanto cada personagem de fato é INTERPRETADO por um ator nos seus gestos e tudo o mais enquanto desfila. Preciso falar que as princesas são as que chamam mais a atenção? Como fiquei com a filmadora na mão, deixo as fotos mais legais para serem tiradas na minha próxima visita, OK?



A atração inspirada no Toy Story 2 em muito lembra a do California Adventure. Duas pessoas no carrinho, você tem q acertar vários alvos no escuro com uma metralhadora "laser". A essência é a mesma, a forma é completamente diferente! Muito maluca, com diversos elementos que brilham no escuro! E da Tomorrowland... fui pra Adventureland reviver outras atrações já bem conhecidas... primeiro "Indiana Jones", onde me beneficiei da tal "Single Rider Line" evitando mais de uma hora de espera. Fila que me trouxe recordações interessantes. Em 1998, neste mesmo parque, lembro que toda a excursão da Tia Augusta vestia camisetas do Brasil pois era dia do jogo contra a Dinamarca. Então um francês meio doido que também estava na fila veio brincar com a gente dizendo "olha, a final desta Copa tem que ser entre Brasil e França...", e, claro, todos duvidavam (da França, não do Brasil) às gargalhadas. Ninguém levou a sério. PAGAMOS com a LÍNGUA! hehe... mas enfim... depois do Indiana Jones (e sua esfera gigante que assustou a todos no jipe) foi a vez de reviver o "Jungle Cruise". Outra que eu me lembro desde 1991... e não mudou... NADA! Absolutamente NADA! E continua entretendo toda a galera... com minutos de duração e narrações "ao vivo" pelos "comandantes" de cada barco. Aliás... esse é outro detalhes... os passeios, "rides", montanhas russas e etc, na Disney... SEMPRE são temáticos, tem algum tipo de "estória" por trás, alguma contextualização, conteúdo... o que enriquece cada uma das atrações e contribui assim para sua longevidade! No "cruise" vimos até PIRANHAS e tudo o mais!



E já que o papo voltou pra Nostalgia anos 90... que tal curtir DE NOVO uma Haunted Mansion?? Cara... eu fiquei impressionado com os efeitos "especiais" em 1991... projeções de fantasmas dançando, rosto perfeito em bola de cristal, fantasmas entre nós visualizados no espelho... continua TUDO IGUAL e todo mundo CURTINDO... os efeitos são mesmo muito "realistas". E isso... VINTE anos DEPOIS da minha primeira visita. Continua IDÊNTICO. É inacreditável. De lá pra Splash Mountain... de novo Single Rider Line, de novo mais um exemplo de atração que "conta uma história" (assim como a "ride" do Ursinho Puff, que eu fui logo em seguida). Personagens, sons, música, "recepção" na chegada ao final do trajeto... na Disney é tudo mesmo muito completo, rico, e nada banal. E ainda satisfaz adultos e crianças. É mesmo muito próximo da perfeição.


Anoiteceu. As mais disputadas atrações já estavam todas vistas, restando, portanto, para a última visita (lembrem-se do meu "ingresso triplo", leiam post do California Adventure), o voo do Peter Pan (outra de 91), os passeios de trem, "It´s a Small World" (hehehe... alguém se cansa disso??), Branca de Neve, Piratas do Caribe e outras tantas. O que restava pra mim era, portanto, os shows noturnos.
Primeiro: FANTASMIC.
Devidamente filmada, postarei por aqui depois pra vocês. É inefável. MARAVILHOSO. Aqui de novo aparecem as tais projeções em jatos d´água... e o enredo? Bem... uma viagem na imaginação, nos sonhos de Mickey Mouse. A fonte de toda a criatividade da Disney. Música, luzes, lasers, água, personagens, recursos e mais recursos... não adianta tentar comentar... tem que ASSISTIR!
Segundo: A tradicional Queima de Fogos.
De novo, como todas as atrações... não é uma queima de fogos simples... tem história... falas... personagens e, claro, o mais legal... O VOO DA TINKER BELL! Também filmado... na próxima visita tentarei tirar algumas fotos pra vocês.
Terceiro: a tal da "The Magic, The Memories And You". Concorrido com a segunda sessão da Fantasmic, esse show infelizmente não teve a devida atenção merecida. Sabe Deus como, com uns recursos técnicos de iluminação e sei lá o quê mais, a fachada do "It´s a Small World" vira uma ANIMAÇÃO! Com exibição de fotos de diversos frequentadores tiradas ao longo do dia, o legal mesmo (para mim, arquiteto) é ver a fachada se movimentando, mudando de cor, virando praticamente um personagem com vida própria. Muito legal de assistir. Fica a dica para tentar encaixar na programação a quem pretende visitar o parque.


Gente, é isso. Não havia momento mais adequado para esta "overdose" de Disney em 2 dias (e que venha o terceiro... talvez na semana que vem) quase seguidos para me motivar ainda mais e me manter inspirado. O legado de Walt Disney é mesmo fantástico... e continua se renovando e inovando, trazendo conteúdos, estórias, músicas, personagens novos, sempre respeitando os clássicos, as origens. BENDITA mudança na promoção que me renderá ainda um dia bonus no parque... eu lamentaria profundamente se esta tivesse sido a única visita na viagem.

"It came about when my daughters were very young and Saturday was always daddy's day... So we'd start out and try to go someplace... I'd take them to the merry-go-round and I took them different places and as I'd sit while they rode the merry-go-round and did all these things - sit on a bench, you know, eating peanuts - I felt that there should be something built, some kind of amusement enterprise, where the parents and the children could have fun together. So that's how Disneyland started.

Well, it took many years... it was a period of maybe 15 years developing. I started with many ideas, threw them away, started all over again. And eventually it evolved into what you see today at Disneyland. But it all started from a daddy with two daughters wondering where he could take them where he could have a little fun with them, too."


(UFA... nem acredito que consegui terminar! Varei a noite mas está aí... o post mais importante da semana... agora é só descansar e postar os outros, que já estão prontos... abs!)

escrito ao longo desta extensa semana, postado no sábado de manhã

Nenhum comentário: