sábado, 18 de junho de 2011

California Adventure

Depois de acordar domingo cediiiiiiiiiiiiiiiinho na Residence, peguei minha bike e fui voando pra casa tomar banho, café da manhã e me arrumar pra passar o dia em Anaheim. DESSA VEZ eu não seria enganado novamente pelo clima... resolvi encarar o "patchy fog" matinal e, às 9:30 da manhã, eu já estava na bilheteria do Disney Resort. E uma notícia não tão boa... a velha promoção de "SoCal Residents - 2 days for US$ 99" havia se encerrado em Maio. Por causa da temporada do verão, a nova promoção era de "3 days for US$ 139". Tudo bem... apesar de acreditar que um dia em cada um dos parques (California Adventure e Disneyland) seria suficiente, ir um a mais em algum deles não seria nada mal... ou então ainda daria para "vender" o terceiro dia para algum amigo... enfim...

...comprei o ingresso e, como o California Adventure abre às 10 e a Disneyland às 8, achei por bem dedicar o dia ao primeiro. Mas ao invés de ficar esperando meia hora pela sua abertura... resolvi dar uma pedalada até o Estádio dos LA Angels para conhecê-lo (é pertinho) e tentar comprar ingressos para o show do U2. 95 Doletas? Um pouco demais... os mais baratos já haviam se esgotado. Mas valeu pelo passeio... inda deu pra ver um pouco mais das ruas e edifícios de Anaheim... e não é q é praticamente uma "Orlando em miniatura"?


7 anos depois, desde a minha passagem pela Eurodisney em 2004, eu finalmente entrava novamente num parque temáticao da Disney. Sempre que isso acontece o impacto é sentido imediatamente. O choque é inexplicávl... de passar pela porta que divide o mundo real de um mundo fantasioso e lúdico em que podemos nos desligar e viajar. E na primeira atração... "Soarin´"... cinema de 360 graus com a boa e velha "single rider line" que me poupou muito tempo... muito legal! Sobrevoar a California sem sair do lugar! E depois... já que a "Goofy´s Sky School" estava fechada o lance foi encarar mesmo a fila do Toy Story (onde, por sinal, encontrei ninguém menos que VALDIVIA, hehe... fotos depois...). Muito legal a atração, mas só faz sentido com outra pessoa no carrinho.
E o tal do "Alladin"? Resolvi conferir! É mesmo muito bom... uma versão reduzida do musical... o mesmo que assisti ainda em Dezembro no Teatro Bradesco em Sampa, em português. No parque tem menos de uma hora (afinal de contas, são QUATRO apresentações TODOS os dias), mas é MUITO bom e não prejudica muito o entendimento da estória, do enredo. Surpresa muito agradável ver uma montagem como essa em meio às atrações do parque temático. Por sinal, o teatro fica AO LADO da boa e velha "Hollywood Tower". Aquela mesma que cansei de ir em 97... na época no MGM Studios de Orlando. Era a grande novidade daqueles tempos e, sabe lá por quê, 14 anos atrás demos sorte de pegar um parque vazio... devo ter ido umas 7 vezes... em uma delas até arrastamos minha avó, que curtir numa boa o sobe e desce do elevador. E cá estava eu... repetindo... PURA nostalgia... "The Twilight Zone"... tanto tempo se passou... e ela continua atraindo a galera e despertando a adrenalina.


Se eu achava que o parque seria uma variação mais "rollercoasters" da Disneyland... eu estava completamente EQUIVOCADO. No fim das contas percebi que é praticamente uma outra versão do bom e velho "MGM Studios", mas com outro nome. Uma pena ainda estar em obras numa boa parte... mas não tira em nada seu brilho. A única montanha russa, mesmo, é a tal da "California Screamin' ". Muito simples se comparada ao Six Flags, mas, com um looping e média duração, cumpre o seu dever.


O "último lançamento" é mesmo o passeio da Pequena Sereia. Um "resumão" do clássico desenho com as principais cenas e, o mais legal, todos os personagens com bonecos em escala compatível e articulados. É uma viagem, especialmente para as crianças... uma forma de "entrar" no filme e ter um contato "tridimensional" com os personagens. O que mais me chamou a atenção, claro, é a Úrsula. Quando a gente vê o boneco e aceita com naturalidade... a gente nem pára pra pensar no trabalho que dá pra dar volume a um cartoon bidimensional. E a simples "aceitação natural" é sinal de que o trabalho foi muito bem sucedido. Não por acaso, a atração da Pequena Sereia é destaque no espaço "Imagineering", que mostra a "engenharia" que existe por trás das transformações do Universo Disney para os parques. Desenhos, croquis... e até PLANTAS (wuhuuuu... dá-lhe FAU!) dos edifícios que compõem o parque e das atrações. A tal da "Animation Academy" também é um espaço um pouco "making off"... mostrando os "bastidores" ou o "como é feito". Afinal... todas as demais atrações são ligadas diretamente a filmes, produções cinematográficas... Monsters S.A., Tron 3d (no espaço dos Muppet Babies, uma espécie de "prévia" do filme que, na verdade, agora, já foi lançado), e o engraçadíssimo "It´s Tough to be a Bug". A "Mickey Mouse EYE" (hehe, eu q apelidei a roda gigante) também vale a pena... são DUAS voltas e se tem uma visão ampla de todo o parque.



WORLD OF COLORS

Lembro que em 1991, quando estive em Orlando pela primeira vez e fui tanto ao Magic Kingdom quanto ao Epcot Center, o que mais havia me marcado em ambos eram suas respectivas queimas de fogos... com lasers, historinhas e diversos efeitos tecnológicos que para mim, naquela idade, eram simplesmente de outro mundo. E agora, 20 anos depois... que me desculpe o Bellagio, mas... fazer a água dançar, e não só isso, com mudanças dinâmicas de cores, e não só isso, com o "Mickey Mouse Eye" ao fundo, e ainda mais do que isso, criando verdadeiros telões de projeções com JATOS D´ÁGUA... meu Deus... só poderia ser algo com a assinatura "Disney". Fantástico! Indescritível! Filmei praticamente inteiro e, quem sabe, um dia eu edite e poste pra vocês. Mas é mesmo coisa de outro mundo... projeção nos jatos d´água... e isso só pra falar da parte visual, sem dizer da sonoplastia... músicas, falas... impossível fechar a noite de melhor forma. As "exibições noturnas" dos parques da Disney nunca decepcionaram. Sempre foram uma marca e continuam emocionando.


escrito segunda à noite, postado sábado de madrugada

Nenhum comentário: