quinta-feira, 9 de maio de 2013

Coastal Walk - North Bondi to Maroubra

22 de Março, Sexta-Feira. A previsão do tempo era de sol e, por isso, a programação do dia era fazer a trilha costeira de North Bondi a Maroubra.

Logo que cheguei ao Circular Quay, me deparei com duas novidades... primeiro, um trio elétrico e pessoas uniformizadas que pareciam ser do fã-clube da Ellen Degeneress. Segundo, uma espécie de "scuna" do Greenpeace ancorada onde normalmente ficam transatlânticos.




Mas enfim... logo depois de ver o que estava se passando, peguei um ônibus que vai direto do Circular Quay pra North Bondi, e então comecei a minha caminhada. Bondi é como a "Copacabana" de Sydney, a praia mais famosa e "badalada". Tem até uma pista de skate. Por lá também há um "pavilion" com banheiros, lojinhas e uma espécie de mini galeria de arte, onde estava sendo exposto, por sinal, de um cara chamado Damian Broomhead, cujo tema era "How to Draw Ghosts". Na ponta sul de Bondi Beach, há uma das muitas piscinas em canto de praia que encontraria pelo caminho... esta, porém, privada e, aparentemente, de água doce.




Pelo caminho, Hunter Park/Boot Rock (1), e o pico do surf em Marks Park/Mackenzies Bay (2, 3), pouco antes da segunda praia - Tamarama´s Beach (4, 5), que já é muito próxima da terceira praia - Bronte Beach (6). Esta última já chega a ter uma piscina de água natural (6), pouco depois do canto da praia em que as rochas praticamente formam uma (7)








Depois de Bronte Beach há um trecho de falésias, e por isso a trilha segue rapidamente pela estrada, cuja cerca eu aconselho que seja pulada para tirar uma foto como a de baixo. Em seguida o caminho passa estranhamente por um cemitério. Isso mesmo, há um CEMITÉRIO em plena coastal walk, o que torna a paisagem um pouco bizarra... embora um jazigo deva custar uma FORTUNA! Enfim... logo depois do cemitério há a placa da Coastal Walk, que, obviamente, merece uma foto.




Após a placa existe um grande trecho de gramado, um pouco mais longe da falésia... vemos um clube de "bowling" e logo em seguida o tal Burrows Park, após o qual há uma paisagem tão interessante quanto horrível: a mistura de concreto com praia. Isso mesmo... é até meio difícil de descrever... o nome do lugar é a tal "Clovelly Bay".




Depois de ver essa bizarrice de concreto e pedras, continuei pela trilha, que já não tem mais tantas pessoas fazendo cooper. Pelo contrário... ela entra em mais pedras e mato, e passa por uma praia com topografia bem acidentada e um monte de pequenas embarcações aparentemente abandonadas, com caras de "velhas", mesmo. Aliás, o próprio estado de conservação do caminho já não é o mesmo. Me deparo com alguns  "lagartos" - na verdade os tais WATER DRAGONS - que, até então, eu não sabia que eram tão mansinhos (pra não dizer medrosos) quanto um cachorrinho. A ausência de placas me preocupou um pouco, não tinha referência... sabia apenas que o ponto final era Maroubra, mas não fazia idéia de onde estava... algum tempo depois descobri que era Gordons Bay. Depois dela, a civilização reaparece, assim como alguns banhistas, me deixando um pouco mais tranquilo.



Depois deste trecho um pouco tortuoso, passei por Dunningham Reserve, uma longa faixa de vegetação próxima às falésias, que nos permite tirar algumas boas fotos e ter excelentes vistas da costa. Antes de chegar à próxima praia, ainda há uma pequena escada que permite descer ao mar, onde encontrei uns malucos japas com brazucas que me convidaram para sair na foto, hehe



A sexta praia é a Coogee Beach, que tem um pouco "cara de badalada". Extensa (em relação às últimas anteriores) e com terreno mais plano, tem muitos banhistas, comércio, ocupação. No canto direito, mais uma piscina pública natural. A trilha volta a ficar íngrime e há duas outras piscinas naturais pelo caminho, acessíveis por escadarias (acho que o nome é "Wylies Baths" devido a uma placa que vi). Mais uma longa faixa de vegetação, a Trenerry Reserve. Depois, um longo trecho sem praias, apenas com rochas, pedras.




Em determinado a trilha acaba, e meu instinto de mochileiro me levou a passar entre duas casas (foto ao lado)... isso mesmo, entre duas casas para voltar à trilha, que continua em seguida... mas por pouco tempo, até que a mesma é interrompida completamente e é preciso percorrer algumas ruas para pegar a continuação, muito mal sinalizada, também por meio de uma escada entre outras duas casas (1), que leva a um rochedo, sem praias. A falta de placas deixa qualquer um confuso... quase desisti neste instante, mas como mal fazia idéia de onde eu estava, achei que valeria a pena seguir caminho ao invés de adentrar as ruas em busca de qualquer ônibus. Quase desisti também quando vi a água se aproximando... o caminho é entre as pedras mesmo, próximo do mar, com as ondas batendo nas rochas... chegou a espirrar em mim (2, 3)! rs... e pra piorar, com mais daqueles Water Dragons e alguns siris entre os nossos pés... mas sobrevivi. Algo me diz que eu passei por Lurline Bay, mas até hoje eu não tenho certeza. Um sinal de "abandono" é o resquício de que já houve uma piscina natural por lá, hoje completamente abandonada (4).





Depois deste sufoco já é possível avistar a extensa praia de Maroubra, fim da linha. A trilha ainda passa por uma faixa de vegetação e pedras... misturadas com resquícios de entulhos... e uma última piscina natural antes da praia. Maroubra é legal, bonita, e parece ser mais um pico de surf. Por incrível que pareça e, para minha sorte, quando bati a última foto começou a pingar e chover pra caramba!! Ainda deu tempo de correr pro ponto de ônibus sem me molhar tanto... peguei um direto para o Circular Quay.





Depois de escapar da chuva por muito pouco, peguei o Ferry de volta pra Manly para ter um jantar fora com meus queridos anfitriões. Ainda deu tempo de dar uma volta pelo Corso, ver as barraquinhas da feirinha de comidas estrangeiras e a praia principal de Manly. Também fiquei impressionado com a fila da Liquor Store! Mas fazia sentido, afinal de contas... era sexta-feira. Voltei pro apê para me arrumar pois, segundo meu irmão, iríamos jantar num "restaurante de comida internacional", rs... eufemismo para o "Brazuca Bar", como o próprio nome diz, restaurante de comida brasileira (que normalmente evitamos quando estamos em outro país). Eles haviam combinado de encontrar amigos por lá, por isso a escolha. Escondidinho vegetariano, cerveja Itaipava... logo em seguida, na volta, paramos no tal Hotel Steyne para tomarmos mais uma cerveja e eu conhecer o PUB. É LEGAL! Movimentado e com muitos ambientes, um deles destinado a apostas esportivas.

Nenhum comentário: