Quarto dia de Austrália, segundo dia em Melbourne, 15 de Março.
Após tomar um café da manhã aproveitando o "free pasta" do Hostel, saí para caminhar seguindo os lugares apontados pelo Guia Visual da Folha, antes que me dirigisse à tenda do Cirque du Soleil para assistir OVO.
Foi mais um "sightseeing" mesmo... bastante intenso, pois os principais pontos turísticos são muito próximos, envoltos pelo "City Circle", basicamente o quadrilátero formado pela Spencer St, Flinders St, Spring St, Victoria St. A princípio eu ia seguir reto pela Flinders Street, mas as vistas do Yarra River me fizeram desviar de qualquer indício de programação. Vale a pena cruzã-lo algumas vezes por algumas das muitas pontes (algumas inclusive só para pedestres) e caminhar pelo River Walk, do outro lado. Além de paisagens belíssimas, há ciclovias (repletas de ciclistas, por sinal), tendas promocionais e de merchandising da Formula 1, o Crown Casino, lojas, restaurantes, bares, passarelas, etc...
Voltando ao tal "City Circle", as 3 principais avenidas do "miolo" são a Elizabeth, Queen e Stanston. Há muito comércio e serviços, galerias, lojas, bares, cafés, restaurantes dos mais variados países possíveis, principalmente asiáticos. Fica difícil seguir algum guia ou roteiro... é tudo muito perto e o melhor a fazer é sair andando e entrando nos lugares que mais chamam a atenção. Por sinal, uma surpresa agradável foi uma loja chamada "MINOTAUR", espécie de recanto cult com souvenirs, filmes, revistas, HQs, canecas, TUDO sobre cultura pop, seriados, bandas, artistas, etc... enfim, vou me limitar a citar os lugares, devidamente "ilustrados" nas fotos abaixo. Rialto Towers (1), Immigration Museum (2), Minotaur (3), Royal Arcade (4), State Library (5), um dos pórticos de China Town (6), St. Paul´s Cathedral (7), Town Hall (8) e Flinders Street Station (9).
É claro que um grande ponto turístico ainda não citado foi deixado para depois. Resolvi guardar um pouco mais de tempo para ver com calma a Federation Square (1, 2, 3), que fica em frente à Flinders Street Station (foto acima). Por lá encontrei Marjorie e sua caravana de brazuquinhas tendo alguma dificuldade para tirar uma foto "saltitante" (daquelas que a galera pula e é fotografa no ar). Gentilmente me ofereci para fotografá-las, enquanto dava uma volta para apreciar os edifícios que fazem parte do complexo. O que mais me chamou a atenção foi sem dúvidas o ACMI (Australian Centre for the Moving Image) (4, 5). Alguns bares, restaurantes, cafés, um telão enorme garantem o movimento intenso de pedestres... sobrou tempo ainda de cruzar a Ponte da St. Kilda Road e ter boas vistas da paisagem do Yarra River daquele ponto. E então resolvi caminhar, isso mesmo, caminhar TODA a distância de lá até Docklands para ver prédios interessantes pelo caminho ao Cirque du Soleil. Chamaram a atenção um edifício com "bolhas verdes" (6) que constratava fortemente com o seu vizinho, além do edifício da RMIT (uma Universidade Australiana) (7).
Enfim... pouco depois de um pit stop estratégico no único ALDI (rede de supermercados BOA e BARATA
da Austrália) que vi, já cruzava a ferrovia e passava pela Marina de Docklands, a pouquíssimos minutos da tenda do Cirque. O mais legal mesmo foi reencontrar as brazuquinhas da Marjorie, que posaram (sem saber) para esta bela foto abaixo!
No próximo post, OVO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário