quarta-feira, 1 de maio de 2013

Um dia no Centro de Sydney


Dia 13 de Março

Este foi o primeiro dia de fato em Sydney... acordando cedo e tomando um belíssimo café da manhã regado às tais bolachinhas de arroz com um toque de "seaweed" combinadas com um belíssimo patê industrializado de homus, iguarias essas que haviam me arrebatado já no dia anterior. Cedo saí e já fui me dirigindo ao Manly Wharf para pegar o ferry boat straight to the Circular Quay, não sem antes tirar algumas fotinhos do Sailing Club e da bela Manly Cove.



Comprei o round trip ticket, algo que, na verdade, não faz muito sentido, pois não há "desconto de múltiplo de 2" (ticket normal = AU$ 7,20; ida e volta por AU$ 14,40). Aliás, já fui logo de cara percebendo que, em Sydney, transporte público não é exatamente dos mais baratos do mundo. Mas tudo bem... a viagem de ferry dura pontuais 30 minutos e tem vistas MUITO bonitas de praias, baías, reservas, skylines, malucos diversos se aventurando no mar (a bordo de canoas, caiaques, lanchas, iates e outras embarcações) e alguns pontos turísticos como a Opera House, a Harbour Bridge, os Royal Botanic Gardens. Entre filmagem e fotos, eu já me aproximava do Circular Quay sem nem ter sentido o tempo passar.





O legal do Circular Quay é que funciona de fato como um ponto central em que se encontram diversas linhas de ferry boat, trem e ônibus, em meio a um terminal de transatlânticos, Harbour Bridge/The Rocks de um lado, junto com o Museu de Arte Contemporânea, Opera House e Jardim Botânico do outro lado, em meio a zona comercial com lojas e restaurantes.



Com um guia na mão e algumas sugestões dos meus queridos anfitriões, comecei a epopéia pelo Museu de Arte Contemporânea. A entrada é gratuita para as exposições permanentes. Não sou exatamente o maior fã de arte contemporânea, mas lembro-me que chamaram a minha atenção lá um quadro de retratos do filme IT, um Homem Aranha bizarro e um conjunto formado pelos dois edifícios - um moderno e outro antigo. Um passeio por The Rocks e por baixo da Harbour Bridge encerrou a caminha por aquele lado do Circular Quay.






Do "outro lado" fui ver de perto a famosa Opera House. Pelo caminho, um aaaamplo café ao ar livre repleto de mesas, ainda não totalmente ocupadas (era começo de tarde ainda), com um público heterogêneo formado por turistas e residentes de grande variedade de etnias, sotaques, estilos, vestuário. Esta é uma marca de Sydney... a DIVERSIDADE! Não por acaso, enquanto eu tirava algumas fotos da Opera (neste primeiro dia me limitei a visitá-la por fora, mesmo) a caminho do Botanic Garden, uma doida alemã me abordou. Seu nome era Tanja (pronúncia = "Tânia")... começou a puxar assunto do nada, a princípio aparentemente de forma despretensiosa mas, logo, se entregou: me ofereceu uma espécie de camp de surf. Agradeci e fui embora.



O Botanic Garden é mesmo grande e bonito, aconchegante, agradável. Muito limpo, com muitas pessoas caminhando ou praticando atividades físicas no gramado muito bem cortado. De lá temos vistas bonitas da cidade, contornando a Farm Cove, tanto pro lado da baía quanto para o skyline que contrasta com a vegetação. Ainda passei em frente à montagem em andamento da estrutura para a apresentação de "CARMEN", e "desemboquei" na tal Woolloomoolloo Bay.



De lá praticamente "tropecei" e caí dentro da Art Gallery de NSW. Com entrada gratuita, tem muitas galerias de Arte Européia, além de Asiática e Australiana. Os pontos altos, para mim, foram os quadros de Monet, além de obras de Cézanne, Rodin, uma gravura de Picasso, e uma sala chamativa contendo a obra "They Give Evidence", realmente impressionante!





Da Art Gallery segui caminhando de volta a Opera House para encontrar meus queridos anfitriãos num típico happy hour australiano. Pelo caminho, Hyde Park e St Mary´s Cathedral, Public Library. Chegando à Opera House, nada melhor do que curtir um por do sol ouvindo boa música ao vivo e saboreando uma deliciosa pizza, batatas fritas, vinho branco espumante. De lá direto pro ferry e ir dormir, pois no dia seguinte eu ainda pegaria o voo pra MELBOURNE!



Nenhum comentário: