sábado, 11 de maio de 2013

GOLD COAST!

26 de Março. Um dia INTEIRO em Gold Coast.

Depois de uma noite muito bem dormida numa excelente acomodação, minha querida anfitriã fez a enorme gentileza de me levar para conhecer as principais praias da Gold Coast. No dia seguinte eu iria para Byron Bay, então, aproveitamos bastante a manhã. Embora não tão populosa, a ocupação da Gold Coast é como a do litoral paulista, bem estreita/extensa ao longo da costa. Sem um carro fica mesmo mais difícil explorá-la. Primeira parada: North Burleigh Beach, e o morro de Burleigh, com direito a trilha até o canal, por onde me deparei com o já citado Water Dragon. O skyline da foto é Surfers Paradise.



De Burleigh Heads seguimos para a parada seguinte: Miami Beach e Miami Hill, de onde deu pra se ter uma boa noção dos "estragos" feitos no início do ano por um ciclone que castigou a costa: alterou visivelmente a topografia beira mar.




Depois de Miami Beach seguimos sentido norte, passando de carro pela "avenida beira mar" de Mermaid Beach, que ostenta muitas belas casas e mansões. Passamos também por Broadbeach, Surfers Paradise e Main Beach, até pararmos na região conhecida como "The Pit", espécie de "extremo norte" de Gold Coast. Segundo a Paula, o lugar tem sido motivo de brigas e protestos devido a um projeto de resort+marina que parte da iniciativa privada deseja instalar para "explorar o potencial turístico do local" e conta com apoio do prefeito. No entanto, muitos moradores e ambientalistas são contra e, ao que tudo indica, o engajamento tem surtido efeito e parece que o projeto não vai sair do papel. Enfim... a vista de lá é muito bonita, tanto da cidade de Gold Coast quanto do norte, mais "inabitado". Até vi dois golfinhos!









De lá teríamos duas metas: buscar no aeroporto a Hellen, amiga australiana da Paula que passaria uns dias em GC e, em seguida, buscar nossa querida Isabellinha na escola. Mas nossa programação estava adiantada e, então, ouvi a pergunta tentadora: "você quer comprar um tênis Nike barato?" Batata. Aproveitamos os poucos minutos que tínhamos e fomos rapidamente ao "Harbour Town Outlet Shopping", próximo dali. Loona por AU$ 50, sapatênis por AU$ 30, blusa "vintage" manga comprida da CBF por AU$ 35. Maldita tentação! E olha que eu JURO que NÃO sou consumista.

Para aproveitarmos bem o tempo, fomos ao aeroporto não pela Gold Coast Highway, mas por dentro. A paisagem lembra MUITO cidades típicas americanas, com calçadas largas, verdes, edifícios térreos... era a cara da South Bay. Do aeroporto seguimos para "Emerald Lakes", onde fica a escola. Almoçamos num japa delicioso, mais uma opção de vegan rolls. Chegando em casa, fui conhecer e me banhar no lago que fica a poucos metros. MUITO tranquilo! Depois aproveitei pra pedalar até Broadbeach enquanto escurecia.






Voltei, jantamos novamente uma pizza vegan (com uma deliciosa salada de frutas de sobremesa) e Leandro me levou para visitarmos o cassino, Jupiters. Bem menor que o Crown. A área destinada à jogatina não é pequena, mas há poucos bares/restaurantes, e não me lembro de ter visto lojas. De lá fomos ver a skyline em Burleigh Heads e tomar uma cervejinha por Surfers Paradise/Boradbeach.



27 de Março, de GOLD COAST pra BYRON BAY.

Mal havia chegado em Gold Coast e já teria que partir para Byron Bay, em virtude do Bluesfest. O ônibus, da Countrylink, sairia às 14:10 de Surfers Paradise, então, logo de manhã contei mais uma vez com a imensa generosidade e gentileza da minha querida anfitriã, que me deixou no Santuário de Currumbin para eu aproveitar minha última manhã em Gold Coast ao lado de cangurus.



Currumbin é mesmo legal. E que bom que tive a sorte de poder visitá-lo, pois zoológicos definitivamente não fazem meu tipo... animais enjaulados, presos... então o santuário foi a única oportunidade que eu teria para me aproximar dos cangurus. Resumidamente, ele funciona para resgatar, dar tratamento veterinário e readaptar animais selvagens. Havia alguns pedaços em obras, ou mesmo fechados, mas tudo bem... em meio a tantos animais que podemos ver de perto, o que eu queria mesmo era me aproximar dos cangurus. Sei que parece cafona, brega, piégas, etc... mas foi inesquecível poder tocá-los! O santuário também conta com alguns shows/apresentações ao longo do dia. Como meu tempo era escasso, segui a recomendação da minha anfitriã e consegui casar o horário e assistir ao "Free Flight Bird Show", uma aula PRÁTICA sobre espécies especialíssimas de pássaros, com voos rasantes sobre a platéia!


De Currumbin segui direto pra rodoviária de Surfers Paradise, que estava em obras. Aliás, essa PORRA DE obra me deixou meio maluco, pois bagunçou os "spots" dos ônibus, que não tinham identificação por companhia nem nada. Como eu tinha 30 minutos de margem, pude dar uma olhada rápida no Hard Rock Cafe, que ficava na esquina, e me despedir da praia com direito a foto no Koala Mickey, da Koala Parade. Isso mesmo, inspirado pela Cow Parade, que gerou variações suas mundo afora, estava rolando uma espécie de "Koala Parade" em Gold Coast. Enfim... voltando pra rodoviária a tempo, fiquei muito preocupado e com medo de perder o ônibus, pensando que ele poderia parar fora do "ponto", ou no lugar de outra companhia, etc... no lugar que me disseram que era a parada destinada à Countrylink, NINGUÉM das pessoas com que conversei ia pra Byron Bay. Depois que o ônibus chegou - horrivelmente pontualíssimo, sem 1 minuto de antecedência, o que nos faz pensar que ele está na verdade atrasado - entendi: ele é "multitinerário", ou seja... vai deixando e pegando passageiros pelo caminho. Por isso ninguém mais ia a Byron Bay, mas eu estava na parada de ônibus correta. Deu tudo certo - apesar de ter bagunçado a minha cabeça - e, umas 4 horas depois, às 5 e pouco da tarde (o fuso de NSW é diferente), eu já desembarcava no meu destino final.




PS: Uma pena ter passado tão pouco tempo em Gold Coast. Famosa - além das praias - por seus parques temáticos, acabei não visitando nenhum. Mas o "wild park", esse sim, o santuário com animais selvagens, em especial o canguru, ah, esse eu não perdi! Que fiquem para uma próxima: Warner Bros. MOVIE WORLD, esse sim fez falta... uma espécie de Universal Studios ou (o extinto) MGM, mas com mais focos em montanhas russas. Além dele, o tal do Dream World, que parece também ter excelentes montanhas russas. Há ainda o Wet´n Wild, que não seria uma prioridade, e o Sea World, que não faço questão nenhuma de visitar.

Nenhum comentário: