sábado, 2 de julho de 2011

Orange County Beaches

Talvez empolgado pelo dia anterior (sábado 25.06) em Malibu, resolvi dedicar o domingo (26.06) para conhecer o litoral pelo sentido OPOSTO da Pacific Coast Highway, ou seja... depois de Long Beach... ORANGE COUNTY! No entanto... foi mais difícil do que eu imaginava.

Se tanto na sexta, quanto no sábado eu dediquei parte das manhãs entre arrumações de malas, redação de e-mails e ajustes finais para viagens pra Vegas e Miami, no domingo também tive que começar a preparar minha mudança pra Residence, de onde sairíamos pro "Hangover III" na sexta-feira de manhã. Enfim... só fui de fato pegar um 232 pra Long Beach lá pelo meio dia... mas o ruim não é isso... por ser DOMINGO, tanto frequência quanto itinerário dos ônibus as vezes sofrem alterações. Logo, o bus 171 (olha só o número...) que iria da PCH direto pra Seal Beach tava fazendo a "short line". Pra pegar depois o 131... 50 minutos de espera. Mas finalmente cheguei à tal da "Praia dos Leões Marinhos", a primeira de Orange County, praticamente colada a Long Beach (que pertence a Los Angeles County)




Quando eu era mais novo fazia piada com meus amigos chamando "Praia Grande" de "Long Beach". Hoje entendo que este trocadilho é real! Explico... apesar de ter muitas (eu digo muitas MESMO) marinas, a extensão de praia desde Long Beach (onde elas ficam mais concetradas) até Orange County é imeeeeeensa. Poucos recortes... um ou outro canal (alguns "artificiais", ou ao menos canalizados, não sei), nenhum morro (o último é mesmo a Península Palos Verdes). Por isso, devo confessar (me perdoem, amigos anfitriões) que as vezes as paisagens são um pouco monótonas. Nenhum problema com isso, mas... se não fosse os inúmeros piers construídos (que seguem quase sempre o mesmo modelo... restaurante/bar na ponta e prática de pescaria), seria um pouco mais difícil identificar as praias e até mesmo se dar conta de quando saímos de uma e entramos na outra. Mas a tal da semelhança com "Praia Grande" não fica por aí. Pra ser sincero (e pedir perdão de novo)... rola um pouco a "farofada" (estou pronto pras retaliações, OK... me desculpem), mas tudo bem...


...bão, uma vez visitada Seal Beach, comi um recém-descoberto combo de US$ 3.00 (só???) no Jack in the Box com tacos vegetarianos feitos com carna de soja e peguei o ônibus da "OCTA" (Orange County Transit Authority) da linha 1. Eu vi pelo mapa... é MUITO interessante. Sai simplesmente de Long Beach e faz a Pacific Coast Highway INTEIRA! Passando por TODAS as praias (que, como eu escrevi acima, às vezes "parecem uma só")... até, se não me engano, San Clemente (desconhecida para mim). Fica a dica então para quando estiverem querendo visitar OC saindo de Long Beach... no meu caso, depois de passar por Sunset Beach, parei no comecinho da que é, talvez, a mais famosa das praias da região... Huntigton Beach!



Com calçadóes e uma orla que alterna áreas verdes com palmeiras e estacionamentos de cimento árido (desculpe a expressão... mas não tenho uma sensação boa quando olho para eles...sei lá, dá um ar de desconforto, "seca", aridez e talvez sejam um pouco agressivos, não só visualmente, à paisagem), há skatistas, ciclistas, esquilos e pedestres dividindo a mesma pista de passeio. É de longe a mais movimentada e agitada praia das que visitei ao longo da PCH. E como todas... claro... seu "centro" é marcado por um... por um... por um... ADIVINHEM...

 


Isso mesmo

hehe

  
Mas outra particularidade marcante por lá é o tamanho das ondas... não entendo quase nada de surf, mas sei que é "point de surfistas" e realmente as ondas pareciam bem maiores em comparação com outras praias visitadas (me desculpe, amigos surfistas, por eventuais gafes ou bobagens). Não por acaso atravessando a PCH, em frente ao pier, há o tal Oceanview Promenade, espécie de centro comercial com cafés, restaurantes, lojas (muitas delas de moda e acessórios de surf, óbvio), barraquinhas, e o que achei mais legal... a tal da Surfer´s Hall of Fame, com marcas de mãos e pés de surfistas ilustres. De todos, eu conhecia o Kelly Slater (decacampeão mundial), o Andy Irons (falecido recentemente) e o Tom Curren, este último, só de nome. Também há nos arredores alguns artistas de ruas, entre gente que tenta "ganhar a vida" e gente que tá lá mais pra se divertir, como um grupo de batuqueiros que animava a galera.


Pedalei então até a praia seguinte, Newport Beach, para ver o sunset, cuja beleza contrastou, para mim, com algo que me surpreendeu bastante: a LEGIÃO de japoneses pescadores que, ao contrário dos piers por quem costumo passar... tinham EXTREMO êxito. Sem brincadeira... numa caminhadinha de um extremo ao outro do pier, que deve levar 3 minutos ou menos, devo ter visto de 10 a 12 varas sendo içadas com animais morrendo asfixiados... sem contar outros tantos que se debatiam no chão ou dentro de baldes cheios de seus semelhantes. É... lá a pescaria rola mesmo solta e "funciona". Mas enfim... apesar de eu ser vegetariano, esse não é exatamente o propósito do blog, portanto...




...visto o sunset e tendo ignorado COMPLETAMENTE a schedule dominical do tal "OCTA Periférico" (apelidinho carinhoso pra Linha 1), que termina às 7:20pm, resolvi ir embora lá pelas 8:30pm. E... quando comecei a pedalar... subestimei a distância e, não só isso, o perigo de pedalar pela PCH no escuro (e com cheiro horrível de fumaça vindo das fogueiras montadas em tubos de concreto... algo um pouco grotesco pra paisagem mas que, ao menos, "organiza" as brasas e locais de fogueira). Aproximadamente UMA hora depois cheguei à tal Seal Beach novamente (OK, duração boa... padrão de qqer exercício de academia), onde tinha certeza que haveria algum(s) ônibus indo pra Long Beach. NÃO! Os mesmo se encerraram... ridiculamente... às 6, eu disse... SEIS da tarde!!! Motivo pra pânico??? Nem tanto... mas pra pedalar MUITO em busca de "cruzar a fronteira" entre Orange County e Los Angeles County. E o fiz de bike... em aproximadamente meia hora... sendo que, uma vez estando em Long Beach, foi moleza pegar ônibus até blue line, metrô, baldiação pra green line, e CASA! Sem antes deixar de fazer um pitstop no dal "delTaco" na Hawthorne, que descobri ser quase 24 horas... combo de Bean & Cheese Burritos com Fritas e limonada para "repor a energia" (calma, eu sei, é junk food... mas eu vinha de uma maratona e precisava encher o estômago com qqer coisa), e aí... CAMA? Quem dera... praticamente varei a noite para seguir, no dia seguinte, a partir das 5:20 da manhã, para o último dia de Disneyland. Mas essa é uma história que fica para o próximo post.

escrito ao longo da semana, postado sábado em Vegas

Nenhum comentário: