quarta-feira, 4 de maio de 2011

DIA DO TRABALHO

Pois é.
Em 2011 não teve feriado. Primeiro de maio marcou o ponto alto do final de semana e caiu em pleno domingo. Algo simbólico... pra minha família, pois é o aniversário do meu querido pai (aeeeee); pro meu país, pois foi também num domingo de primeiro de maio, 17 anos atrás, que o gênio das pistas que unia a nação e dava um significado especial às manhãs dominicais encontrou a morte na curva Tamburello; e pra mim, pois... olha, trabalhar pra KCT é o que tenho feito entre os estudos por aqui. Pois então, depois de uma sexta-feira em que saí às 9pm da Sony, não havia nada melhor a fazer do que passar o sábado descansando... certo??

Teria sido melhor... pois o manezão aqui resolveu inventar e estipulou como metas: 1) ir ao escritório da Aeromexico no 909 da Sepulveda tentar dar o primeiro passo rumo à resolução do dilema “Should I Stay or Should I Go?”; 2) ir até o Griffith Park comprar ingresso pro show do Deep Purple no Greek Theater e em seguida assistir a alguma(s) da(s) apresentações no planetário; 3) assistir ao UFC que, eu acreditava, seria bem de noitinha

TUDO furou.

Vamos lá... em primeiro lugar... se você se acostumar a pegar ônibus com bicicleta nos dias de semana em LA, NUNCA SE ESQUEÇA que em finais de semana a possibilidade de os DOIS espaços para bike no suporte de ônibus estarem ocupados é GIGANTESCA. Aconteceu logo no 232 (primeiro ônibus do dia, ocasionando mais uns 20min de espera), e ainda veio a se repetir algumas vezes depois... depois... bem depois de...

...dar com a cara na porta no “escritório” da Aeromexico. "Logo" impresso do lado de fora, número 909 (prédio irmão "gêmeo" do da foto, 999, hehe...) gigantesco, e... “ah, me desculpe, senhor, a Aeromexico não fica mais neste prédio... tickets? Só diretamente no LAX”.

Lá fui eu dar outra de manezão com a bike... NUNCA procure bancar o inteligente e tente chegar ao LAX de bicicleta. É IMPOSSÍVEL. Depois de pedalar por umas alças de acesso meio malucas (e perigosas) que mais pareciam freeways num pedacico do que pode (talvez) ainda ser considerado South Bay, pedi arrego e fui até o Transit Center. Tive que deixar a degustação do free shuttle para o dia seguinte, pois já estava ficando um pouco tarde. Espera de meia hora (eita escala boa de weekend) pelo segundo Green Bus (o primeiro veio com 2 bikes, CLARO)... desce na Venice Blvd... bus até Vermont... bus até Los Feliz... pedala até chegar ao Greek Theater pouco mais de 4 da tarde e... e...?

BOX OFFICE FECHADA.

Poxa... no fds anterior eu tinha mesmo dado sorte de ser show do Robert Plant. Porém... quando não há evento, a bilheteria fecha às 4pm no sábado! (???) E eu... PERDI a viagem. Desanimado e já sem saco pra pedalar o resto da subidinha até o planetário, eis que vem a pá de cal... torpedinho do meu amigo BO, com quem planejaria de assistir ao UFC: “fights are starting in less than an hour”
A porra do UFC foi no CANADÁ!!! Também... GSP defendendo título... nada mais óbvio, certo? Mas o manezão aqui nem atentou para este detalhe... e, pelo fuso horário, a transmissão do maincard começaria pontualmente às 6pm. Dá-lhe ônibus e mais ônibus até Hermosa Beach... claro, com DOIS pelo caminho com “bikes lotadas”. Deve ter levado umas 3hs pra chegar...

...ao menos A TEMPO de assistir à luta principal ao vivo. O GRANDE MOMENTO DO UFC 129!!! Grande momento? “Boring”... como quase todas as lutas do GSP. EXCELENTE lutador, mas... estratégico “demais”. Garante a superioridade logo nos primeiros rounds, depois só administra o resultado, sem se arriscar, ou seja... ótimo pra sua defesa de título, péssimo para o espetáculo. Unanimous Decision over Jake Shields. E sabe Deus por quê a emissora resolveu ainda mostrar uma luta do “undercard”... BELO knockout do John Makdessi. Realmente impressionante! Seria o KO da noite? Eu tinha certeza que sim, até resolverem mostrar logo em seguida a reprise de Lyoto Machida x Randy Couture.

foto - mmaweekly

É isso aí... nosso karate kid fez jus ao nome e, após desferir um chute alto que parecia ter sido inspirado no filme do Sr. Myiagi (que na verdade foi mais uma influência do mais novo GURU do MMA... Steven Seagal...) (?????), simplesmente movimentou o mercado de trabalho norte-americano: APOSENTOU Randy Couture e EMPREGOU novamente a fada do dente... hehe

E inacreditavelmente... ao chegar o 232 das 11pm na bus stop do Hermosa Pier... DUAS BIKES!!! Sem brincadeira... foi INACREDITÁVEL! Inda bem que, além das duas bikes, havia também no ônibus dois camaradas... Sebastian (Suíça) e Murilo (Brasil), que desceram para curtir a baladinha (DE NOVO) no Sharkeez. Os acompanhei para passar o tempo até chegar o outro ônibus (intervalos de 1 hora... é PH...), e a fila estava grande. Escutamos sotaques brasileiros (na verdade cariocas, mas calma... não estou inferindo NADA)... menina reclamando do tamanho da fila (tudo bem, fila é fila, mas nada que durasse mais do que uns 10 minutos)... que foi suficiente para eu me lembrar de um dos motivos pelos quais considero seriamente viver por aqui permanentemente: a cultura do “jeitinho”. Que é nada mais do que (FIGURA DE LINGUAGEM) pra... CORRUPÇÃO. Eu sei... 10 minutos de fila são um SACO. Furá-la já seria uma falta de educação grande, mas... de repente... quem sabe... até “aceitável”. SUBORNAR o “hostess” do Sharkeez com um dólar pra cada minuto de espera evitado... é DEMAIS. Coincidência com o fato de ser brasileira? NÃO! Infelizmente, meu povo. Já virou traço cultural enraizado. Vergonhoso.

Aí veio domingo... ah... o domingo... 1º de maio... depois de um mix de descanso e “manezices” de sábado... conseguiria eu aproveitar a domingueira toda? Frist plan: acordar (meio) cedo... o suficiente para comprar ingresso pro Knott´s Berry Farm pela internet, imprimir e pegar as 2hs de ônibus. Tudo correu bem até o “checkout” do site... “We regret that our system does not allow purchases from countries outside the U.S.A. and Canada".

Pois é... joguei a toalha. Talvez seja um sinal, sei lá... afinal de contas, estou MORANDO aqui. A estudos, é verdade... mas a trabalho também. Não adianta querer correr que nem louco de segunda a sexta e passar todo final de semana em ritmo de turista (“dormir em dólar é caro”, bla bla bla, etc...). Uma hora, por mais que o corpo aguente por teimosa insistência, 2222 bikes aparecem em todos os ônibus e o sinal aparece. É isso aí. SOU UM ANGELINO. E, como tal... por que não desfrutar de um domingo como “morador”, mesmo, da cidade?

Programinha light... fui lendo meu livro "All You Need to Know About the Music Business" (Donald S. Passman) até o LAX Transit Center e... não é que os tais Shuttles funcionam DE VERDADE? Free... eficientes... ao contrário do “ticketing” da Aeromexico. NADA feito. O tal dilema permanece. Pequena pausa para ligar pro Brasil e congratular meu querido pai pelo seu niver, hehe... e então toca pegar Shuttle de novo... Transit Center, 232... PRAIA.

Uma imagem como a de cima não é tentadora? PRAIA. CALIFORNIA... a idéia era dar um mergulho e sentar na areia que nem bobo pra continuar a leitura do livro. “Domingo de morador”, certo? Hum... de estudante! Em frent à Avenue I parece que é point da EF no domingo... molecada toda lá, foi divertido. Mergulho no mar com um vento que batia não tão frio como na quinta-feira. Volleyzim de praia misto... banho de sol... mar...  PRAIA. Redondo Beach. Simples, mesmo... sem grandes concertos, museus, compras, parques, ou tanta coisa que LA oferece... aqui também tem PRAIA. E acreditem... é boa!

Nenhum comentário: