domingo, 23 de janeiro de 2011

Let The Sunshine In...

...oba, sábado! Dia de ir pra Hollywood curtir HAIR e os arredores da Hollywood Boulevard. E como pela primeira vez eu iria pra lá de transporte público, tratei de acordar cedo para começar a epopéia! 8:15 caminhando pela Sepulveda, 8:30 na Hawthorne, 8:35 (ufa... pouca espera) já no 344. Depois o bom e velho 232 na PCH, me deixou na Estação Mariposa do METRÔ DE L.A.!

 Corro o risco de ser redudante, mas... Como o transporte público aqui é RUIM... itinerários bizarros de ônibus, e um metrô que demora (por volta de 15 minutos entre um trem e outro) para passar pela estação e trafega em baixa velocidade (além de ser caro, US$ 1,50, e eu fui trouxa, pois comprei um ticket e depois descobri que o “buscard” que nos dá OPEN BAR de ônibus da empresa “metro” também dá OPEN BAR nos “Metrôs”, que são todos da “metro”). Linha verde, baldeação na Estação “Imperial/Wilmington” pra Linha Azul, baldeação na Estação “7th Street/Metro Center e zás, finalmente a LINHA VERMELHA! (com cuidado pra não entrar no trem da “Purple Line”, que passa pelo mesmo trilho da “red line”).

A Linha Vermelha é sem dúvida a mais legal de LA. Tem três estações só na Hollywood Boulevard. Como eu tinha bastante tempo, resolvi descer na primeira delas (Hollywood Western) e seguir andando até o pedaço do Pantages Theater. Perda de tempo. Ao menos deu pra perceber que, até que se passe “por cima” da HOLLYWOOD FREEWAY, os quarteirões são meio decadentes e “semi” abandonados (mas entre eles descobri um restaurante vegan, wuhuuu). Aliás, cá entre nós, durante o trajeto pela linha azul (que funciona como VLP, mais lento), confirmei a minha primeira impressão de que, apesar de LA ser maravilhosa, tem alguns muitos quarteirões decadentes e com cara de “suburbiozão”. Pela Long Beach Avenue alguns galpões abandonados, muitos restaurantes mexicanos, um ou outro ferro velho (geralmente ao lado de espaços que parecem cooperativas de reciclagem de lixo), trechos abandonados de trilhos, um pequeno centro logístico.
Mas deixe isso pra lá... o “highlight” do dia era mesmo o musical HAIR, que encerra neste final de semana sua temporada no “Broadway LA” – Pantages Theater! Que peça fenomenal. Se passa no maravilhoso ambiente “paz e amor” de 1967, movimento hippie, sonzeira psicodélica (banda toda em cima do palco, muito bom!), Guerra do Vietnã. Há um enredo e há retrato dos principais personagens... alguns muitos esteriótipos (em um ou outro momento um pouco caricatural demais, talvez), mas a peça cria uma atmosfera nostálgica que parece tocar profundamente a parte da platéia que viveu de fato aquela época, ainda que alguns “pais desavisados” (ou não) tivessem levado suas crianças (há bastante insinuação sexual, e inclusive uma cena de uns 20s com quase todo o elenco nu, e me pergunto, será mesmo necessário?). O final (meio) dramático toca, mas logo em seguida, após os aplausos e apresentação do elenco, o público é convidado a subir ao palco e todo mundo entra numa farra muito alegre dançando e cantando com a banda. Fui e gostei. Muito! Recomendo! (só me preocupa um pouco o fato de meu inglês não ser suficiente para entender todos os diálogos... ainda tenho MUITO o que aprender...)

Antes da peça eu fiquei “fazendo hora” dando umas voltas pela Hollywood Boulevard (tendo inclusive presenciado a prisão de um travecão um(a) “crossdresser”. Me chamaram a atenção o “Larry Edmund´s Cinema Bookshop” (cheio de livros, posters, material gráfico de tudo quanto é tipo... fotos, texto, de filmes, artistas, livros didáticos sobre direção de cinema, cartoon, etc... uma espécie de “sebo glamouroso” para cinéfilos!); o “Hollywood Toys & Costumes” (“since 1950”... imagine uma “Ladeira da Memória” muito melhorada); o Prédio da Capitol Records; a “The Hollywood Experience Souvernis” (que se destaca um pouco das outras dezenas de lojas de souvernis pelo seu tamanho, localização, variedade de artigos e uma estátua gigante do Oscar); o Musicians Institute (escola de música contemporânea que eu preciso visitar um dia com calma)... e, claro, aproveitei para tirar algumas fotos a mais pela Walk of Fame, com direito a encontro com o lendário e eterno DR. STRANGELOVE!
  
Ao lado do Kodak Theater (e conectado a ele pelo acesso da lojinha) fica o Hard Rock Cafe, local escolhido para o almoço-jantar pós-peça. Veggie burger com (alguns muitos) refills de Coca (já falei aqui das minhas sessões esporádicas de junk food); tirei as fotos (e filmagens) de praxe e segui pro metrô para voltar pra casa, sem antes me esquecer de tirar algumas poucas fotos noturnas aproveitando meu primeiro anoitecer por lá (já é a QUARTA visita a Hollywood, hehe... na do Avalon já estava tarde).
É... ainda não aprendi a tirar fotos de mim mesmo...
Problemas com o 232, mais de uma hora de espera, mas ele chegou e segui pra Residência... pessoal tava de boa pois muita gente vai ao Six Flags amanhã cedinho (busão sai às 7h). Eu e Humberto confabulamos um pouco... pequenas avaliações sobre a escola da EF, e segui aqui para casa. É... o dispositivo USB não está plugado no CPU da sala... Sima deve ter guardado... paciência, escrevi hoje, postarei amanhã assim que puder.  (post longo, sem “translation” hoje, sinto muito)
Sorry, buddies... large post, no translation today...
Escrito na Madrugada de Sábado pra Domingo, postado Domingo à tarde na EF Residence

Nenhum comentário: