Quarta-feira, 11.02, quinto de viagem... finalmente se iniciava a grande maratona semanal do UFC! A programação? Treino Aberto ao Público dos lutadores dos dois eventos principais! Próximo ao Posto 3 da Barra da Tijuca, 11 da manhã.
Saí bem cedo de Copa pois ainda queria garantir meu ingresso pra pesagem: um dia antes foi anunciada promoção na Track & Field do Barra Shopping: bastava comparecer lá e preencher um cadastro, 2 ingressos por pessoa! Ainda um pouco inexperiente, peguei metrô de Copa (Cardeal Arcoverde) até Ipanema (General Osório), com integração ao "Metrô de Superfície" (um ônibus) a R$ 4,35. 1:10 no total.
Peguei os ingressos e logo corri (com uma lotação, hehe... o Rio é CHEIO delas) para chegar a tempo ao treino! Deu certo... e superou minhas expectativas. Após uma manhã um pouco nublada, conforme o sol foi discretamente saindo, o público foi vagarosamente aparecendo. A apresentação ficou a cargo do Mário Filho (sportv) e da Maria Joana, que entrevistavam e comentavam cada um dos treinos (aproximadamente meia hora). Além de Vitor Belfort, Anthony Johnson, Chad Mendes e José Aldo (cada um deles devidamente introduzido ao ring pelas ringgirls, hehe), outros lutadores consagrados marcaram presença, tirando fotos e falando ao público. O campeão brasileiro do TUF Diego Brandão, Cigano e a lenda Wanderlei Silva. Wand que, por sinal, foi o primeiro a começar a "volta ao tablado" e o último a terminar. Cumprimentou LITERALMENTE um A UM dos presentes, tirando fotos e distribuindo autógrafos.
No geral os treinos eram um pouco simples, quase como que uma "exibição", mesmo, mas sempre com manopla. Claro que ver Belfort com Ray Sefo e José Aldo com Pedro Rizzo deram um gostinho especial... treino com lendas do esporte é praticamente um show à parte!
E ao final de tudo, José Aldo mostrou que é mesmo um cara gente boa e humilde. Surpreendeu a todos indo até a grade COM CINTURÃO NO OMBRO E TUDO tirando fotos UM A UM e cumprimentando a todos que se aproximavam.
De lá resolvi dar uma caminhada pela Barra. Fui literalmente do Posto 1 ao 8, mesmo com uma garoinha fina em determinado momento, e pequenas pausas de descanso. A idéia era tentar conhecer um pouco mais desta praia extensa e cheia de edifícios com diversas tipologias diferentes... algumas interessantes, outras nem tanto. Bom para me familiarizar um pouco mais com o Rio e "reconhecer o território". A Barra da Tijuca é mesmo BEM diferente das praias da Zona Sul, por "n" motivos que vão desde o tipo de loteamento, recuos/alturas das edificações, data das construções, sistema viário, enfim... questões de zoneamento, uso e ocupação do solo... planejamento urbano. Privilegia claramente o automóvel (mas com bike até dá pra se virar bem), em detrimento do pedestre, que "sofre" um pouquinho. Ao contrário dos pequenos mercados para pedestres da Zona Sul, há hipermercados com muitas vagas de estacionamento e grandes shoppings centers (o já citado Barra Shopping / New York, Città America, Downtown) ao longo da Avenida das Américas, distante "paralelamente" 10 minutos da Avenida Lúcio Costa (típica "Beira Mar" que segue a orla, praticamente "reta").
Do Posto 8 caminhei pela Av. Ayrton Senna de volta à Avenida das Américas, já de noite, passando pelo terminal em construção "Alvorada" e revendo um edifício que já havia chamado a minha atenção quando de manhã eu passara no Barra Shopping... é a tal da "Cidade da Música" que, pelo que andei ouvindo, parece que está "permanentemente em obras". Arquitetura interessante, mas sua utilidade... tomara que em breve perca a fama de "elefante branco" e faça jus ao nome!
Já escuro, e EXAUSTO pela longa caminhada, não quis arriscar alguma das linhas de ônibus "diretas" pra Zona Sul e fiz o mesmo esquema bus+metrô da ida. Havia de dormir bastante para tentar curtir a coletiva de imprensa do dia seguinte que, para minha sorte, seria no Copacabana Palace.
Nenhum comentário:
Postar um comentário