sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

SUMMER SOUL FESTIVAL

Back to São Paulo, my friends... e janeiro parecia mesmo ser um mês de nostalgia... pelo Facebook, toda a minha centena de amigos fazendo menção a "um ano atrás em LA..." e, por aqui, algumas lembranças vindo à tona... Terça, 24, véspera de feriado, show do BRUNO MARS! Isso mesmo, o cara que estourou no mundo (especialmente nos EUA) mais ou menos na época da EF... "Grenade", "The Way You Are", trilha sonora OBRIGATÓRIA e INDISPENSÁVEL da nossa trip, das nossas baladas, bares, happy hours, etc... nesse dia eu o viria ao vivo! Mas não sem antes apreciar somente SONZEIRA DE PRIMEIRA!

ESSE foi o Summer Soul Festival 2012


DIONNE BROMFIELD
Não é que a debutante afilhada da AMY canta mesmo MUITO??? Cacilda! 15 aninhos e estrela de primeira grandeza! Surpresa pra lá de agradável... puro soul com uma banda muito boa e dois dançarinos engraçadíssimos. Devo admitir que as músicas que mais agitaram a platéia foram a versão de "Forget You" (ou "Fuck you", sei lá eu o nome oficial) do Cee Lo Green e o pequeno Medley das consagradas "Ain´t No Mountain High" e "Tears Dry On Their Own". Justa homenagem a Amy... e se, pra mim, o "nostalgia" do evento seria o "celebrar UM ANO de LA" ao som de Bruno Mars, talvez para muitos presentes, pudesse ser o Um Ano da vinda da própria Amy ao Brasil, no mesmo evento.


ROX
Banda além de boa, "elegante"... figurinos chiques, hehe... e sonzeira demais! A Rox veio de Londres e agitou muito a galera. Abriu o show com o clássico "Bang Bang" (me remeteu direto a Kill Bill). E talvez o mais curioso do show tenha sido uma "homenagem" a Rihanna. Isso mesmo. Uma cantora de soul fazendo uma versão de "Only Girl (In the World)", e admitindo: "I wish I´d written this song". Certamente momento mais alto do show dela, galera cantando... e mostrando que, apesar de uma galera torcer o nariz, a cantora de Barbados é sim hitmaker e compositora de sucessos.


FLORENCE AND THE MACHINE
Devo confessar que não a conhecia antes desse show. E me impressionou (mais negativamente do que positivamente) a histeria e devoção de seus fãs. MUITA gente estava lá pra ver a Florence. E, ignorando as cantorias fanáticas, tão desafinadas quanto sem feeling, que vinham de todos os lados, o show foi mesmo bom. Para mim, dois pontos altos... uma canção piano e voz (que, graças a Deus, silenciou um pouco a platéia) de uma música linda cujo nome, ao que tudo indica, é "Never Let Me Go". Mais pro final do show... "Dog Days Are Over" (a única música que eu conhecia, por causa do Glee, hehe) incendiou. E muita gente foi embora ao final do show.


SEU JORGE
O cara é mesmo um baita entertainer! Muito versátil e com uma banda tão numerosa (cuja metaleira ocupa o centro do palco, hehe, um barato!) quanto talentosa, começou com tudo mas decaiu um pouco o ritmo no meio, emendando uma ou outra música romântica. Finalizou com a sequência Mangueira / Carolina / Burguesinha, mas sem recuperar o embalo do início do show. Foi a primeira vez que o vi ao vivo (sem contar as canjas na Grooveria dos tempos de Na Mata Café, hehe) e gostei muito.


BRUNO MARS
A sensação que tive ao presenciar um show desse cara é a de que testemunhei uma parte da construção da História da Música. Um tijolinho a mais. Ele tem tudo pra se tornar um daqueles artistas pop marcantes e multitalentosos. Compões, produz, canta, dança e é muito carismático. Outro grande performer, entertainer. Hitmaker. Respaldado pelos Hooligans, QUE BANDA! Sonzeira de primeira! E o repertório repleto de sucessos recentes... galera foi à loucura com "Billionaire" (emendada de "That´s What I Want"), "Marry You" e "The Lazy Song"
Pra mim, claro... vibrei muito mais com as duas músicas que fecharam o show na sequência "Grenade"/"Just The Way You Are", como já expliquei lá no começo do texto. A segunda... bem, "Just The Way You Are" tem um efeito tão estrondoso que chega a ser CLIMÁTICO!!! Já havia experimentado uma pontinha quando a tocamos num casamento da Grinaldos... a "umidade (feminina) relativa do ar" se alterou. Imagina então com BRUNO MARS! Mudanças climáticas instantâneas... a mulherada ficou toda molhadinha, é impressionante! o público se envolve mesmo! Taí um hit que deve durar anos, talvez uma década, talvez um pouco mais... é baladinha, bem produzida, e com uma letra bonita.


O Bis ficou por conta de "Talking To The Moon" que, needless to say, arrancou mais e mais suspiros e gritinhos histéricos da platéia feminina. Aliás... de 0 a 10... nota ONZE pro show. Nota ZERO pra platéia. Isso mesmo. Histérica demais. Bate palma fora do ritmo e fica cantando, digo, GRITANDO as letras das músicas de forma completamente desafinada e com sotaque horrível...
...tanto é que o momento mais constragedor e igualmente engraçado foi quando o público entoou "uma musiquinha tosca aí de um estilo chamado de universitário" numa total falta de feeling. Nada a ver. A começar, porque o sotaque era tão tosco que o Bruno nem sequer entendeu o que se dizia. "I don´t know what you guys said, but I hope it was nice". E pra completar, porque é ingenuidade acreditar que isso é mesmo sucesso internacional. Daqui a pouco eu junto meus amigos e faço um vídeo amador fantasiado de Chewbacca e Dath Vader só pra postar no youtube e dizer "tá vendo? É sucesso até na Galáxia de Star Wars". Esses videozinhos toscos não me enganam não.

Não, querido leitor... NÃO! Essa porcaria NÃO É sucesso internacional, NÃO É sucesso nos EUA. Pode cantar em Inglês, Polonês, de trás pra frente... o Bruno Mars NÃO conhecia porque NINGUÉM conhece isso nos EUA.  E não me venha dizendo "ah, mas ele tocou no dia seguinte no HSBC Arena". Coisa de "assessor". Na boa. Pode até ser "sucesso" (e eu me pergunto... o que significa "sucesso" pra você?) aqui no LISARB. Mas o que faz sucesso no mainstream de lá é Adele, Bruno Mars, Foster The People... e além de outros artistas (não vou citar) que, "profundidades poéticas" à parte, são bem produzidos e costumam trazer algo de novo.

PS: Ao que tudo indica a venda não foi tudo o que se esperava... eu mesmo comprei o ingresso no sábado anterior, e o local parecia não estar lotado. CHUPA, CAMBISTA! Dessa vez alguns se ferraram. Neguinho negociando ingresso de pista na porta a R$ 150. Comprados a R$ 200.

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