sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

12 Days in Rio de Janeiro

FUI PRO RIO!

Isso mesmo, caríssimos leitores... ARRUMEI A DESCULPA de q eu precisava para escrever algo mais e, "por que não?", ressuscitar um pouco este blog.

Em virtude da realização do UFC, resolvi passar a semana na Cidade Maravilhosa. A idéia era curtir um pouco o Rio de Janeiro, antes que se iniciasse a programação oficial do evento (que toma quase toda a semana). Como minha querida amiga Samy ia "desembarcar" do MSC no sábado, dia 07, a possibilidade de reencontrá-la e fazer uma visita ao navio me motivou a marcar minha ida para o dia 06. Mal cheguei (e postei) da praia, do réveillon, e já me preparava para cair na estrada novamente. Belo exercício para meu quase já esquecido "Olhar de Estrangeiro".

1st DAY - CHEGADA A COPACABANA

Com passagem comprada para o dia 06 de manhã, eis que uma não tão feliz mensagem me fez mudar um pouco os planos. Por motivo de "remanejamento" (ou coisa q o valha... ao menos foi o q entendi), minha querida amiga habitante do alto mar não estaria a bordo nem tampouco (obviamente) poderia me receber no MSC no sábado. Resolvi usar então o "direito de remarcação" (sei lá qual o nome para isso) da passagem da Itapemirim (isso mesmo... ROOTS! "Busunga, mano!") e peguei o night bus. Bem melhor... mais tempo para arrumar a tralha bagagem e fazer uma viagem anti-monotonia dormindo durante praticamente todas as suas 6 horas de duração.

Cheguei ao apê da minha sempre hospitaleira madrinha ainda pela manhã, mas com um certo déficit de sono, o que me forçou a dormir BEM... almoço com ela e meu tio (deliciosa pizza carioca), mais um sono, e eis que o primeiro dia já caminhava para o final sem grandes novidades, a não ser pelo "reconhecimento do território". Havia se passado 6 anos desde minha última visita de longa duração ao Rio (não coincidentemente, hospedado no mesmo lugar) e foi bom me reacostumar com o lugar... compras no supermercado, "inspeções" de LAN-houses e uma caminhada até o Leme. Valeu o descanso, a semana seria mesmo MUITO longa. Restou-me somente a pequena e distante foto do navio que, não fosse por aquele primeiro imprevisto, eu teria visitado neste dia.


2nd DAY - TOUR DE 12 HORAS

A "programação" do dia era encontrar minha boa e velha amiga carioquinha Bela e segui-la num tour BEEEEM típico de turista. Gringo. Cristo Redentor e Pão de Açúcar na expectativa, claro, de repetição do belo clima (com céu limpo) do dia anterior. O que não se confirmou logo de manhãzinha, nos fazendo hesitar um pouco, até que pelas 11 a situação mudou. Ao invés de pegar o ônibus "Cosme Velho" na Princesa Isabel, optei por encontrá-la na estação "Largo do Machado" de Metrô (parti na estação "Cardeal Arcoverde", cujo túnel é quase que "esculpido" na pedra, muito bonito!) com integração pelo microônibus que nos levou ao Corcovado. 


Resumo da ópera: com quase 3hs de espera para o "Trem do Corcovado", e uma tentativa frustrada de adquirir ingressos de estudante para o Pão de Açúcar (eu por ser "estudante paulista", xenofobia estadual??? ela por não ter "boleto da faculdade" :P), as "atrações do dia" se resumiram mesmo à região de Copacabana (exceto pela rápida visita à Praia Vermelha). Uma divertida visita ao Forte, com direito a passeio pelo Arpoador e Ipanema, além de jantar num daqueles restaurantes da orla (acho q o nome era "Maxims", ou coisa do tipo) de Copa... programas simples que se tornaram especialíssimos devido à ilustre companhia (com direito a trilha sonora de Marisa Monte, hehe). Thanks, my dear friend!


FORTE DE COPACABANA

ARPOADOR / IPANEMA

PRAIA VERMELHA / PÃO DE AÇÚCAR

Na volta pra casa um diálogo ainda evidenciou minha total cara de turista gringo após uma abordagem curiosa:
- Hi! "É..." do you speak English?
- Yes, I do.
- Nice to meet you! "É..." my name is (fulana), "é..." let´s have some drinks?
- NÃO, obrigado.
Ah vá...

3rd DAY - CAMINHADA INFINITA

Com um tempinho bem nublado que me impediu de realizar nova tentativa de visita ao Cristo Redentor, passei boa parte da manhã avançando na leitura do "A Estratégia do Olho de Tigre", Renato Grinberg. Interessante, por sinal. Pouco depois do almoço resolvi então caminhar meio despretensiosamente em direção ao Leme (1)... de lá em direção ao Rio Sul... ao Botafogo (2)... Flamengo (3)... Glória...






...era de noite eu já havia passado por uma série de cartões postais e locais turísticos. As descrições estão abaixo, hehe


PÃO DE AÇÚCAR / URCA

MUSEU DE FOLCLORE EDISON CARNEIRO & PALÁCIO DO CATETE
@ Parque Museu da República

 IGREJA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA DO OUTEIRO


MONUMENTO AOS MORTOS DA 2a. GUERRA MUNDIAL

MAM

VIVO RIO


Como já era segunda-feira, dia 09, o que mais me chamou a atenção foi mesmo pouco antes de anoitecer, na Marina da Glória, a desmontagem do "Grand Chapiteau", ou melhor... "traduzindo"... da tenda do Cirque du Soleil! A noite anterior havia sido a última do espetáculo VAREKAI na Cidade Maravilhosa! Uma sensação... hum... sei lá, de "quarta-feira de cinzas", ou de "grama verde claro debaixo das barracas no domingo de INTERFAU" (nuossa, agora viajei! hehe), pra não dizer pura e simplesmente RESSACA, "a festa acabou". Todos vocês sabem da minha admiração pelo Cirque e, ver seu "templo sagrado" sendo "despido" foi uma experiência diferente. Separei esta fotinho abaixo e segui em frente.



O dia seguinte seria não exatamente de "Cidade Maravilhosa", mas sim de visita a Niterói, apelidada carinhosamente pelos cariocas de "Niquiti". Terça-feira que antecederia o início da programação oficial da "UFC Week", resolvi dedicar ao museu do Niemeyer e demais atrações da "Cidade-Sorriso". Fica para o próximo post!

Nenhum comentário: