segunda-feira, 4 de junho de 2012

Goodbye Uruguay

O tempo passou voando e, quando percebemos, já era 29 de Maio, dia do nosso voo de volta... que, por sinal, era somente de noite. Por isso, também foi o primeiro dia de semana (o city tour foi no sábado) que poderíamos dedicar inteiramente a Montevideo, o que dividiu um pouco a galera: checkout feito, eu fui atrás do tal do Museo de Arte Precolombino e Indígena e demais locais interessantes da Ciudad Vieja, e os demais foram se esbaldar no tão falado comércio da Avenida 18 de Julho.


O MAPI é interessante mas um pouco pequeno. Tem diversos artefatos da época chamada "pré-colombiana", sendo que o que mais me chamou a atenção foi mesmo um exemplar (1) do que eles chamam de "ornitolitos" (para rituais de morte, ou coisa que o valha), que me remeteu ao The Wall. Entretanto, o que mais me chamou a atenção - além da porta aberta no último andar para cômodos em processo de restauração (2), com materiais arqueológicos "expostos" em bandejas e baldes (3) - foi mesmo a sala da Exposição "Zoológicos Humanos" (4), que traz fotos de índios nativos que foram levados a Paris para serem "atração" na Paris no século 19. Além dos posters, há uma projeção de uns 5 minutos com uma atriz caracterizada narrando esta anomalia ética.






Por fim, caminhei um pouco pelo centrinho e depois pela 18 de Julho até a tal da Intendencia de Montevideo (1). Pelo caminho, fotos de prédios e pequenas entradas a algumas lojas. Olha... o tal do "Centro Comercial" de Montevideo (e, por quê não, Uruguay?) é bem fraquinho. Roupas caras, assim como CDs/DVDs, livros, camisetas de futebol (essas beirando os US$ 100). NÃO recomendo grandes "comprinhas" por lá. Enfim... sem tempo suficiente para desbravar mais a cidade, fui me juntar a todos no Teatro Solis, onde faríamos nosso almoço de despedida (15hs) antes que seu restaurante fechasse (16hs). O tal do Rara Avis (2, 3) é mesmo chique e aconchegante. No meu caso, me deliciei com um risotto de funghi que é uma das poucas opções vegetarianas.





De lá fizemos um pouco de hora até seguir pro Aeroporto... fim da trilha. Back to Brazil. Again.

Nenhum comentário: