segunda-feira, 4 de junho de 2012

4 Days in Uruguay

Pois é, queridos leitores, conforme mencionado rapidamente num post da semana passada, em função dos aniversários do mês de maio, resolvemos dar uma passadinha breve no Uruguay. Mais ou menos o seguinte... em todo dia primeiro de Maio aproveitamos o feriado do dia do trabalho para aproveitar o aniversário do meu pai (chique, já nasceu em dia comemorativo). Acontece que nos dias 25 e 29, respectivamente, as aniversariantes são minha maninha e minha mãe... ou seja... para solucionar esta "injustiça histórica", neste ano de 2012, resolvemos criar um feriado "out of nothing" também para elas! De sexta a terça, iríamos para Montevideo. Foi esse o plano, e DEU CERTO! Agora inicio a série de posts sobre a viagem, que será contada "tim tim por tim tim".

DIA 25 E O AEROPORTO

As novidades já se iniciaram logo antes de embarcarmos. Com essa onda do surgimento de novas alternativas para deixar o carro em estacionamentos externos ao GRU com traslados "gratuitos", fizemos uma pesquisa e decidimos experimentar. No fim das contas, depois de cotar 3 ou 4 diferentes opções, escolhemos o tal do "Rede Park". Vale muito a pena. Ao longo destes anos, quando não era possível contar com ajuda de caronas de parentes/amigos, chegamos a contratar vans ou mesmo táxis com descontos. Agora... ao menos para viagens de curta duração, compensa estacionar o carro nas proximidades do aeroporto. 4 diárias e mais algumas horas saem MENOS de R$ 100,00. A cotação que fizemos segue abaixo e fica a dica!

.Diária: R$ 50,50 / 17h a 24h: R$ 50,50
.4 diárias + 17h: R$ 202 + R$ 50,50 = R$ 252,50

=================================================

.Diária: R$ 19,92 / Hora adicional: R$ 0,83
.4 diárias + 17h: R$ 79,68 + R$ 14,11 = R$ 93,79

.Diária: R$ 25,92 / Hora adicional: 1,08
.4 diárias + 17h: R$ 122,04 (tarifa local) / R$ 117,52 (tarifa online)

Antes de desembarcar em Montevideo, devo deixar mais alguns pequenos comentários. Primeiro, sobre o trajeto do estacionamento ao GRU... passamos pela rodoviária de Guarulhos que, de longe, parecia ser um edifício interessante em construção... mas NÃO! O fato de estar SEM A COBERTURA não era sinal de proximidade da conclusão das obras... mas sim o motivo de seu mais novo apelido pós-inauguração: "E o Vento Levou". rs... não preciso explicar, OK? Enfim... o vôo foi Pluna (opção muito mais barata de looonge!), direto, com assentos de ônibus convencional e duração de duas horas e meia. Mas o curioso foi que, em substituição aos tradicionais bebês chorões, voaram conosco barulhentos torcedores IGNORANTES, digo, digo... ARGENTINOS (digitei errado a ordem das letras, kkkkk), do Velez Sarsfield (chuuuupa... dá-lhe Santos). Galera fanática e até tatuada! Mas sobrevivemos à algazarra e desembarcamos pouco depois no bonito MVD. Das opções de transporte para o Hotel (localizado na "Cidade Velha"), a mais vantajosa foi uma perua lotação van que vai sendo "preenchida" por R$ 20 / US$ 20 / 200 pesos por cabeça e deixando as pessoas ao longo do caminho em diferentes pontos.

Chegamos ainda de dia, o que deu tempo de nos acomodar com calma no hotel e nos arrumar para o niver da minha maninha, que foi no alto do 25o. andar do Radisson, que conta ainda com o cassino Victoria Plaza no mesmo edifício e fica do outro lado da rua em relação ao nosso Holliday Inn. O restaurante lá no alto se chama "Arcadia" e é tão chique quanto saborosos os seus pratos. O vegetariano aqui se deliciou com o Linguini da foto abaixo enquanto apreciava a bela vista noturna da região portuária da "Cidade Velha". O cassino, por sua vez, é bem fraquinho mais simples até do que os menores que visitei em Las Vegas, com um só bar, poucas mesas de apostas, sem salas especiais ou de apostas esportivas e mais "focado" em Slot Machines, mesmo.

Para finalizar o dia, como o hotel é bem localizado e ainda não era tarde, caminhamos ao longo da Avenida 18 de Julho, espécie de "eixo comercial" de Montevideo. Apesar de todas as lojas já estarem fechadas, a presença de bares, restaurantes, cervejarias e afins ao longo dela mantinham o movimento de pedestres. A descoberta mais curiosa foi a tal da "Plaza de Caganha", com seu nome de significado suspeito. E fomos descansar para o city tour que seria realizado no dia seguinte, sábado.