29.12 = 4o. Dia
Depois de "sermos trocados" do ônibus 1 para o 3 por motivos não tão claros (qqer dia escrevo aquele post sobre a Século XXI e a DORAK)... alguns (muitos) minutos de estrada e chegamos às ruínas de Pérgamo!!! Lá caminhamos pelas antigas ruínas de Pérgamo, com destaque para o que restou do Santuário de Asclépio (1), bem como uma grande anfiteatro (2). Avistamos no alto da colina uma cidadela"... segundo o guia, tratava-se da Acrópole de Pérgamo (3) mas que estava fechada por visitação (hum... lembre-se disso, voltaremos a comentar mais adiante).
Segundo o guia, depois de Pérgamo pegaríamos a estrada direto para o pernoite em Kusadasi. Poxa... acordamos, e pegamos estrada... aproximadamente ##hs em Pérgamo, parada para almoço, e estrada... para... PERNOITAR NO HOTEL?? Que raio de tour é este? Felizmente estávamos com o roteiro na mão e questionamos que constava uma "visita panorâmica em Kusadasi". O guia, meio a contra gosto, falou "OK, se não quiserem ir pela estrada, podemos desviar e passar por dentro da cidade". Ao menos isso...
Passamos então por dentro de Izmirna. É uma cidade grande, "a terceira maior cidade turca", muito urbana... fomos "margeando" o Mar Egeu. Estávamos, segundo o guia, a 100 km do Hotel. Conforme passávamos por lá, íamos nos incomodando... por que tanta pressa para chegar ao Hotel? Por que não parar um pouco por cidades como esta? Por que não fazer pequenas paradas pelo caminho ao invés de chegar às 18hs num Hotel sem nenhum passeio noturno programado? Poderíamos, por exemplo, ter curtido uma festa de rua (cujo motivo não descobrimos) que avistamos da janela... ou parado num shopping com outlet (que passamos pelo caminho), que fosse... qualquer atividade... ao invés de chegar às 18hs no hotel, para jantar às 18:30hs e depois fazer NADA.
Enfim... após o jantar, descemos para tentar descobrir alguma coisa pelas redondezas... vimos a "guia" Brasileira saindo com alguns do tour para "passeio" (e me pergunto... por que chamar uns e não todos??). Descemos uma ladeira e encontramos uma avenida à beira mar muito bacana... claro que não se compara a uma Avenida Vieira Souto... mas já era o extremo oposto de Kannacale. Bares, cafés, calçadão, e uma espécie de pequeno shopping center a la "Bay Side" (em miniatura). Valeu a caminhada... descoberta de forma "independente", sem que o guia tivesse sequer recomendado... lamentável para os demais companheiros de excursões que passaram a noite no hotel e nunca caminharão por ali.
Nenhum comentário:
Postar um comentário