31 de Dezembro!!!
Passamos pelo Museu Mevlana em Konya que é muito legal... mas vou me restringir a postar algumas fotos abaixo... pois logo em seguida CHEGAMOS à Capadócia... e, conversando entre nós e resistindo aos "anúncios publicitários" do guia, nosso grupinho optou por não aderir ao jantar suspeito... por sinal, nem a mãe da guia aderiu!!!
Jantamos, todos nos encontramos no Hall, providenciamos umas garrafas de vinho (ou coisa que o valha) e saímos caminhando pelas ruas de terra próximas do Hotel em direção ao "centrinho" da Capadócia.
Quase em vão!! Um ou dois restaurantes pelo caminho com pouco movimento... acho que num deles precisava ter reserva, mas também... não havia cara de festa nem nada parecido com o mais desanimado réveillon do litoral norte paulistano (dos 30 da minha vida, passei pelo menos uns 10 naquelas praias). Eis que, depois de cruzar a ponte e caminhar mais um pouco... avistamos uma janela com duas pessoa sentadas bebendo algo. Sabe Deus em que idioma um brasileiro do nosso grupo se comunicou e foi chamado para dar a volta e subir neste "café". O nome era "eyLÜL Cafe AÇJK"... lugar muito humilde, pequeno, mas que continha cereais e grãos crus sobre as mesas e copos plásticos com água. Um tiozão tocando sítara, dois homens dançando estranho e umas minas com cara meio de assustada.
Fomos MUITO bem recebidos. Pedimos por cerveja e falaram que vendiam sim, para esperarmos pois iam providenciar. Voltaram depois de uns 20 minutos com sacolas plásticas... ou seja, saíram para comprar!! Foi muito bacana da parte deles! Nem precisamos beber e já estávamos à vontade... e a comunicação nem era tão difícil. Aos poucos a mulherada foi dançando com aqueles caras "estranhos", que também puxavam homens para dançar. Uma música turca no PA dizia algo como "VENDE DOIS KILOS" no refrão e virou nosso hino. MUITO legal. Sem suntuosidade... nada daquelas festas de 1000 reais com "open bar" e o escambal num iate clube qualquer... tratava-se de um autêntico réveillon turco com música e comida típicas num bar/café genuínos... sem preço! Mais legal do que a menos fake das cavernas artificiais da Capadócia!!! E o carequinha ainda conseguiu hangarear umas gurias espanholas (latinoamericanas... no me recuerdo...)
Engraçado mesmo foi voltar atrás delas cantando quaisquer versos que me vinham à cabeça de Julio Iglesias, Alejandro Sanz, Shakira...
...haja cerveja turca!!!
Cerveja turca que, por sinal, me deixou empolgado a ponto de chegar no hall do hotel, avistar do outro lado um piano ao redor do qual brasileiros muito mais bêbados que eu cantavam à capela hits aleatórios da música brasileira. O piano estava desafinadíssimo!! Mas quem liga?? Era 31 de Dezembro! Feliz Ano Novo!! Ficamos mais umas 2 horas lá... tocava as músicas brasileiras que me viessem à cabeça. Festa perfeita, nada planejada, muito divertida e especial. Bem vindo 2014!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário