terça-feira, 31 de dezembro de 2013

2 - CANNAKALE e Troia!!

28.12 = 3o dia.

Um dia ainda escreverei um post com total repúdio à agência brasileira Século XXI e à (gigante) operadora turca "DORAK TOURS". Enfim... depois de acordarmos cedíssimo e estarmos prontos às 7:30hs da manhã no hall do Hotel para esperarmos pontualmente pelo "Ônibus 1"... embarcamos e ainda demoramos meia hora para sair... até que desistiram de aguardar pelo "casal desaparecido". Pelo caminho, descobrimos que faríamos uma "parada breve" pelo aeroporto para pegar malas extraviadas de 2 passageiras. Hum... até aí tudo bem, vai... lembra das tais "vantagens e desvantagens" de se viajar em grupo?...

...acontece que o que seriam "no máximo 15 minutos" viraram 2 horas. Segundo dia de viagem e já passamos por esta situação. O guia turco, tal de "Sanjar" (sei lá como se escreve) não dava satisfação, dava de ombros, e procurava circular para não ser questionado... uma moça brasileira que parecia ser guia (que em nenhum momento se apresentou para nós) reapareceu depois de muito tempo, carregando uma das malas. 2 horas depois. Isso mesmo... 2 horas desperdiçadas no aeroporto de Istambul por pura incompetência da Século XXI e DORAK TOUR, agindo de má fé, nos fazendo de bobos, sem nos informar ou deixar a par da situação, e o pior... enquanto os outros 2 ônibus seguiam viagem. Fomos "premiados"! Depois descobrimos que uma das donzelas era justamente a mãe da "Guia" Patrícia. Enfim...

...após batermos muita boca com o guia e quase sairmos literalmente na porrada, os ânimos se acalmaram, pegamos a estrada, segundo ele, "por atalhos" para alcançar os outros ônibus... sem parada para almoço, apenas um pitstop rápido num lugar bizarro (veja a foto) e, por questão de 2 minutos, conseguimos chegar à balsa juntamente com os outros ônibus, pegando a saída das 14hs. Não perdemos POR POUCO! Ainda assim... melhor seria se tivéssemos chegado com calma à singela (e, convenhamos, quase sem graça) "Gelibolu" e almoçado por ali... um lugar a mais para conhecer.


TRAVESSIA e TRÓIA - Poucos minutos depois já cruzávamos o um canal do Mar Egeu e chegávamos em algum lugar de Çardak. Pela primeira vez na vida eu estava em continente asiático. Mais um pouco de estrada e paramos para a visita à Tróia! Lá é legal... tem uma espécie de réplica de madeira do cavalo logo na entrada... e passeamos então pelo sítio arqueológico, nem tão bem conservado. Mas ainda assim é de impressionar... 2 ou 3 mil anos antes de Cristo... ruínas de muralhas, fortificações e as "camadas" das diferentes fases da cidade (entre invasões e novos povoados). Ainda assim... o ponto que mais chama atenção e recebe fotografias é a réplica do famigerado Cavalo de Tróia.





Passeio de pouco mais de 1 hora. Às 16:30hs pegamos estrada de novo para pernoitar em CANNAKALE. "Iris Otel", de frente pro mar. Não que fosse muita vantagem, em pleno inverno... mas deu pra ver um pôr do sol bonito, do pier. NADA em volta. Apenas pequenas casas, aparentemente de veraneio. Movimento ZERO na rua. Sem chance de assistir ao tão aguardado UFC 168, revanche entre Anderson Silva x Chris Weidman. Jantamos e fomos descansar (rolando um Passa ou Repassa com sósia do Wager Moura...).


Nenhum comentário: