terça-feira, 31 de dezembro de 2013

1st STEP - Istambul

26.12 = Dia 1... vôo diurno pra Constantinopla! Digo... Bizâncio! Digo... Istambul!

Primeira vez que vôo de Turkish e... 100% aprovado! Avião muito bem conservado... assentos confortáveis... e o tal do "Entertainment" muito bom, + de 100 filmes e discos de Rock turco! hehe... fui escutando pelo (longo) caminho!

Chamaram a atenção...
1) Sebnem Ferah - Benim Adim Name (lembrava um pouco Evanescence, hehe)
2) Athena - Pis
3) Mor ve Ötesi - Mausmiyetin Ziyan Olmaz

Chegada a Istambul já de noite... foi quando logo conhecemos nosso "guia" Ufuk (sei lá se a grafia correta é esta...). 1a. impressão não muito boa... preocupação grande em vender passeios... lembrava um pouco o tal do "Gari"... (guia espanhol de viagem que fiz pela Alemanha em Julho de 2010... antes, portanto, do "debut" deste Blog. Boas estórias para contar pessoalmente). Quis empurrar um "city tour" no dia seguinte por pontos turísticos que se conhece perfeitamente a pé... no centro de Istambul, a poucos minutos de caminhada do Hotel (Zurique). Até aí tudo bem... o FODA ruim foi ter mentido pra moça que perguntou sobre o Cruzeiro pelo Estreito de Bósforo... "Não, é inverno e não se vê nada. Nem fazem este cruzeiro nesta época". Tudo para (tentar) arrebanhá-la para o superfaturado caro city tour. Não deu certo.


Tiramos a foto acima, comemos uma coisinha e fomos dormir, para acordarmos bem dispostos para a caminhada no dia seguinte. Ao menos tentamos dormir bem... no hotel havia uma "boate" bem barulhenta.... lembrava um pouco o tal do "U BAR" que "enfrentei" no Hostel de Melbourne.

27.12 = Dia 2... ISTAMBUL! Finally...

...Que city tour que nada. Fazer excursões têm vantagens e desvantagens. Conhecer novas pessoas... socializar... ir "direto ao ponto", etc... por outro lado, esperar pessoas atrasados, ter que ficar nos lugares o tempo que mandam, menos autonomia, menos interesse individual em prol do grupo. As primeiras não compensavam as segundas, uma vez que a tal da "região do Topkapi" parecia bem perto do Hotel. E era. Saímos caminhando e seguindo a placa... sem saber, alguns bons minutos mais à frente, que as placas nas ruas que indicavam "Topkapi' na verdade se referiam a um bairro ou coisa do tipo... não ao Palácio, este sim, próximo ao "Sultah Ahmet" e as principais atrações de Istambul. Enfim... fomos enganados e caminhamos um pedaço no sentido contrário! rs... percebi pelas estações de metrô que não correspondiam ao mapa. Mas foi bom admirar algumas mesquitas não tão famosas quanto belas pelo caminho. Enfim... uns guardinhas nos ajudaram, com $3 por passagem (não tem baldeação metrô-bonde, ela é paga) tiramos o atraso e chegamos rapidamente ao centro.



1a. parada. Praça Sultanahmet = Hipódromo e Santa Sofia... não me lembro com riqueza de detalhes (lembre-se... é um post.umo, rs) a restrição de horário, mas deixamos a Mesquita Azul para depois por este motivo. O obelisco é a principal marca do primeiro... os mosaicos, da segunda. Portas gigantescas... andaimes fazendo uma reforma... os tais discos caligráficos... mais mosaicos... camadas de mosaicos... cúpulas. Tem também uma linda praça na frente, entre ela e a Mesquita Azul.





2a. parada = Cisterna da Basílica. Baita anticlímax em relação à pequena porta do lado de fora da rua... uma portinha, uma escada, e então... uma beleza subterrânea ímpar com formato de "circuito"... poucos minutos, belas imagens, umas cabeças meio estranhas de medusa... colunas e arcos... com a bela iluminação refletindo n´água repleta de carpas... preencheu muito bem o horário até podermos nos dirigir à Mesquita Azul.


3a. parada = Mesquita Azul. Do lado de fora, ouve-se de longe o sermão, ou culto, ou missa, ou canto, ou coisa que o valha pelos "megafones" pendurados em cada um dos 6 (isso mesmo... SEIS) minaretes que são marca da Mesquita. Calçados tirados, turbante na cabeça da mulherada, pantufa no pé. "Pseudo-velas" penduradas, mais cúpulas... uma área restrita aos "fiéis" (se é que esse termo se aplica), separada do "circuito" dos visitantes. E também há uma área separada para mulheres rezarem. Enfim... é BONITA!




4a. parada = Palácio Topkapi. GIGANTESCO! Impressionante a sensação de caminhar pela antiga residência dos tais sultões. Jardins, um harém, exposições de armas, materiais, pavilhões, quartos... e os tais "Tesouros de Topkapi". Cá entre nós? Muito legais maaas... um pouco "suspeitos". Aquele turbante era foi mesmo de Abraão? Aquele cajado foi mesmo de Moisés? Enfim... a bela vista de Istambul Asiático e do Estreito de Bósforo sob o crepúsculo do pôr do sol é real e belíssima.





5a. parada = Grand Bazar depois de pitstop estratégico num Subway! hehe... mas achei ele um pouco fraco. Galeria Pagé dá um pau! rs... lá há alguns artesanatos legais, um pouco de jóias e roupas... enfim... quanto ao resto, 25 de Março é melhor!


Primeira impressão de Istambul excelente! Cidade com pontos históricos mas ao mesmo tempo muito bem cuidada, conservada e principalmente LIMPA! Quase tão movimentada quanto o centro de São Paulo mas LIMPA! Rolou até um "bandejão na rua" entre os "cultos" da Mesquita Azul... com fila organizada, recolhimento de lixos, etc... enfim. De volta ao hotel, tentamos ainda ir atrás do tal do "Jantar na Torre Gala", tão bem recomendado pelos nossos pais mas, segundo a (suspeita) "concierge" do Hotel, este jantar não existe mais... ofereceu outros jantares "típicos" (pra turista ver) como "Soltana" e etc... mas traslados gratuitos do Hotel já haviam encerrado... jantares com "shows de dança" começam cedo... pegaríamos iniciados e depois de buscarmos algum táxi... esquece. Dormir após a longa caminhada para acordar cedo no dia seguinte, deixando Istambul com direção ao lado asiático da Turquia.

Nenhum comentário: